Asteroide recém-descoberto tem chances de atingir a Terra em 2032
Estima-se que o astro tenha entre 40 e 100 metros de largura e que esteja viajando em linha reta
Camila Stucaluc
Um asteroide recém-descoberto assumiu o topo da lista de risco da Agência Espacial Europeia (ESA) por estar em rota de colisão com a Terra. Segundo a entidade, foi calculada uma probabilidade de 1,2% de que o astro choque com o planeta em dezembro de 2032. A agência espacial Nasa, contudo, elevou essa chance para 2,3%.
+ James Webb registra imagem da Galáxia do Sombrero
O chamado 2024 YR4 foi descoberto em 27 de dezembro do ano passado por astrônomos em Río Hurtado, no Chile. Estima-se que o astro tenha entre 40 e 100 metros de largura e que esteja viajando em linha reta.
Apesar de as chances de impacto serem consideradas baixas, as observações fizeram os especialistas classificarem o asteroide na categoria 3 da escala Torino, que vai de 0 a 10 e prevê os riscos de impactos de objetos espaciais e suas consequências ao planeta. Dois grupos internacionais de resposta a asteroides também foram acionados.
“É possível que o 2024 YR4 desapareça de vista antes que possamos descartar totalmente qualquer chance de impacto em 2032. Nesse caso, o asteroide provavelmente permanecerá na lista de risco até que se torne observável novamente em 2028”, explicou a ESA.
A entidade ressaltou que não é necessário pânico. Isso porque, normalmente, a probabilidade de impacto de um asteroide é maior no início e tende a cair rapidamente para zero após observações adicionais.
+ Astronautas presos em estação espacial fazem caminhada
“A princípio, a posição futura de um asteroide é incerta e, portanto, o ‘corredor de risco’ é um amplo túnel através do qual o asteroide pode voar a qualquer momento, o que é considerado uma ameaça. Na maioria das vezes, à medida que a zona de perigo se estreita com mais observações, o corredor se afasta da Terra e o risco cai”, disse a ESA.