Mapa Mundi: Trump pressiona Brasil com maior tarifa do mundo e mira Moraes com Lei Magnitsky
Casa Branca isentou diversos produtos que seriam impactados, mas café, carne bovina, calçados e outros itens ainda devem sofrer com a tarifa de 50%
SBT News
O programa Mapa Mundi desta sexta-feira (1°) vai repercutir o tarifaço de Donald Trump contra o Brasil. O presidente norte-americano assinou nesta semana a ordem executiva que confirma a tarifa de 50% para as importações de produtos brasileiros. Apesar de a Casa Branca ter isentado mais de 649 itens que seriam taxados, alguns dos principais insumos, como café, carne bovina, peixes, calçados, ficaram de fora de lista e devem sofrer impactos já nos próximos dias.
Para falar sobre o assunto, a edição, que irá ao ar a partir das 11h da manhã no YouTube, traz o economista e professor de Relações Internacionais da ESPM, Roberto Uebel, para explicar quais devem ser os próximos passos do Governo Federal para impedir a demissão em massa nos setores afetados, e qual será o impacto da tarifa no dia a dia dos brasileiros.
+ Trump critica apoio do Canadá à Palestina e diz que decisão atrapalha acordo comercial
Outro assunto que será abordado no Mapa Mundi também tem a ver com o presidente dos Estados Unidos: dessa vez, a decisão de Trump de aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por fim, o programa traz as últimas atualizações sobre a terrível situação na Faixa de Gaza. Diversos países da União Europeia anunciaram que pretendem reconhecer o Estado da Palestina antes da Assembleia Geral da ONU, em setembro, a menos que Israel acabe com a guerra e permita a entrada urgente de ajuda humanitária no enclave onde mais de 100 pessoas, incluindo bebês, já morreram de fome.