Publicidade
Mundo

Alexei Navalny é enterrado em Moscou com milhares de pessoas sob escolta policial

Principal opositor de Putin foi encontrado morto na prisão, onde cumpria uma pena de 19 anos sob a acusação de extremismo

Imagem da noticia Alexei Navalny é enterrado em Moscou com milhares de pessoas sob escolta policial
Velório Navalny - Reprodução X
Publicidade

O principal opositor de Vladimir Putin, Alexei Navalyn, foi enterrado, nesta sexta-feira (01), em Moscou, com milhares de pessoas sob forte escolta policial.

+ Rússia barra candidatura de opositora de Putin nas eleições presidenciais de 2024

Embora a tropa de choque da polícia tenha montado barricadas tanto na igreja como no cemitério, não foram registadas detenções. Quando sua morte foi anunciada em 16 de fevereiro, cerca de 340 pessoas foram presas durante manifestações de homenagem pela sua morte.

+ Mais de 300 pessoas são presas durante homenagens para Alexei Navalny, na Rússia

Navalyn foi encontrado morto na prisão onde estava desde janeiro de 2021, quando retornou a Moscou após se recuperar na Alemanha de um envenenamento que ele atribuiu ao governo russo. Antes de sua prisão, ele fez campanha contra a corrupção oficial e organizou grandes protestos anti-Kremlim.

O governo russo chegou a apresentar um laudo à família de Navalny mostrando que as causas de sua morte foram naturais.

Ele cumpria uma pena de 19 anos de prisão sob a acusação de extremismo e foi transferido em dezembro para uma prisão na região de Putin, na Rússia central, com o mais alto nível de segurança das prisões do país.

Na época, os aliados condenaram a transferência para uma região de frio intenso, distante de Moscou e denunciaram uma tentativa de silenciá-lo. Desde então foram três sentenças de prisão, todas apontadas por Navalny com motivação política.

* Com informação da Associated Press

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Rússia
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade