Alemanha classifica oficialmente partido AfD como de extrema direita
Rótulo abre caminho para monitoramentos, como observação de reuniões, grampo de telefones e recrutamento de informantes

SBT News
A Agência de Inteligência da Alemanha classificou nesta sexta-feira (02) o partido AfD como uma "organização comprovadamente de extrema direita". A informação foi amplamente divulgada pela imprensa do país.
+ China diz que avalia proposta dos EUA para negociar tarifas comerciais
Segundo a revista Spiegel a mudança de status "diminui obstáculos para monitorar o partido com os chamados meios de inteligência. Isso torna possível observar reuniões, grampear telefones e recrutar informantes".
Além disso, o a versão digital da publicação alemã, destaca que uma possível proibição da sigla deve ganhar força no país, com pedidos encaminhados ao Tribunal Constitucional pelo governo federal, Parlamento ou outros representantes da sociedade. O AfD foi o segundo colocado nas últimas eleições e é considerado formalmente uma ameaça à democracia.
A Deutsche Welle, empresa de comunicação pública da Alemanha, chamou a atenção para o entendimento do Departamento Federal de Proteção da Constituição (BfV) de que o AfD "viola a dignidade humana e a democracia ao tentar excluir grupos populacionais, como imigrantes, da participação igualitária na sociedade.
+ Escolha do novo papa: Capela Sistina instala chaminé para conclave
As ações da sigla eram monitoradas desde 2019 pela instituição, atualizando o status para "suspeita de extremismo" em 2019. Dois tribunais da Alemanha confirmaram o entendimento após o partido entrar com ações judiciais que contestaram o rótulo.