Adolescente morre vítima de vírus Nipah e alerta autoridades na Índia
Governo local determinou o uso de máscaras e distanciamento social para conter a disseminação da doença

Gabriel Sponton
Um adolescente de 14 anos morreu, no último domingo (21), vítima do vírus Nipah, em Malappuram, no distrito de Kerala, na Índia. A doença, que já fez outras vítimas no passado, levanta um alerta para as autoridades de saúde locais.
+ Mulher compra air fryer na Amazon e recebe lagarto de "presente"
Em documento divulgado pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar Familiar da Índia, o jovem foi internado em dois hospitais com sintomas de encefalite aguda. Exames feitos no garoto foram enviados ao Instituto Nacional de Virologia, em Pune, onde foi confirmada a contaminação pelo vírus Nipah.
De acordo com o jornal local The Hindu, ao menos três parentes do jovem já estão sob observação em um hospital. Segundo a ministra da Saúde, Mulher e Desenvolvimento Infantil de Kerala, Veena George, as pessoas na categoria de alto-risco não apresentaram sintomas da doença e ao menos sete testes já deram negativo para o vírus.
Para conter o Nipah, o governo local estipulou o uso de máscaras e distanciamento social até próximo aviso. Instituições de ensino e cinemas também foram fechadas.
Apesar dos novos alertas, a doença já é conhecida na região. O vírus, encontrado pela primeira vez na Malásia, em 1999, fez 18 vítimas na mesma região do Kerala em 2018. O caso mais recente de contaminação pelo vírus na região ocorreu em 2023.
O Nipah é um vírus zoonótico, isto é, que pode ser transmitido entre animais e humanos. Ele é comumente abrigado em morcegos comedores de fruta, mas pode ter outros animais como transmissores da doença.
O governo indiano já mobilizou uma equipe de apoio ao distrito do Kerala, que irá ajudar a identificar as ligações epidemiológicas e dar apoio técnico.