Rússia marca eleições para março de 2024 e pode incluir regiões anexadas da Ucrânia
Presidente Putin deve buscar quinto mandato para permanecer no poder pelo menos até 2030
O Parlamento russo marcou as eleições presidenciais para o dia 17 de março de 2024. A data foi anunciada nesta 5ª feira (7.dez) pela presidente do Conselho da Federação, Valentina Matvienko, logo após reunião com os parlamentares. Segundo ela, a decisão foi tomada de forma unânime, "dando início à campanha presidencial".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Apesar de ainda não ter anunciado, o presidente Vladimir Putin, de 71 anos, deve concorrer à reeleição. Conforme as reformas constitucionais, o político é elegível para concorrer a mais dois mandatos de seis anos. A conquista de um quinto mandato por Putin é quase garantida, uma vez que os principais opositores do governo foram presos ou exilados.
Além dos moradores da Rússia, o parlamento está estudando incluir as quatro regiões ucranianas que foram anexadas por Putin em outubro do ano passado: Donetsk, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson. Apesar do tratado não ser reconhecido internacionalmente, as cidades já participaram, neste ano, das eleições regionais russas.
Um dos funcionários instalados pela Rússia nos territórios ocupados, Leonid Pasechnik, em Luhansk, saudou a medida, dizendo que era "uma nova primavera" para a região de Donbass.
+ Reino Unido impõe sanções a juízes russos por condenação de opositor de Putin
"Não é exagero dizer que as eleições de 17 de março são uma nova primavera do Donbass! Como a Crimeia uma vez 'retornou ao seu porto nativo', então Donbass voltou para casa pela vontade de aço do povo. Durante séculos, nossas terras foram russas. E assim sempre serão. Somos uma região de pleno direito de um grande país", disse Pasechnik.