"Não há água para 70% da população de Gaza", diz agência da ONU para refugiados palestinos
Representante da UNRWA afirmou que habitantes da região ficaram isolados após um quarto apagão nos serviços de comunicação
Felipe Moraes
A diretora de comunicações da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados palestinos (UNRWA, na sigla em inglês), Juliette Touma, afirmou, nesta 6ª feira (17.nov), que "já não há água para 70% da população da Faixa de Gaza".
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em entrevista à BBC reproduzida no perfil da UNRWA no X (antigo Twitter), Touma afirmou que a escassez de água em Gaza se deve ao cerco imposto por Israel na guerra com o grupo extremista Hamas.
"Temos alertado não há dias, mas há semanas. Conseguimos [enviar ajuda] hoje, mas temo que amanhã não consigamos mandar caminhões com os suprimentos que estão entrando [em Gaza] há três semanas, via Egito", disse.
"There's already no water for 70% of the population"@JulietteTouma tells @BBCNews that the population of the?#GazaStrip was completely isolated last night because of the fourth blackout in communication and medical facilities do not have fuel.
? UNRWA (@UNRWA) November 17, 2023
The situation is horrific. pic.twitter.com/4Wcf7mjNvX
Segundo a UNRWA, um novo e quarto apagão nos serviços de comunicação, provocado pela falta de combustível, deixou os habitantes de Gaza completamente isolados do resto do mundo.
"Essa foi a última vez que conseguimos nos comunicar com a nossa equipe em Gaza e foi isso que nos relataram. Temos alertado sobre o impacto do cerco nas vidas das pessoas. Nossos apelos não foram ouvidos", lamentou Touma, que sintetizou a situação de momento na região como "horrível".
Leia também: