Embaixador na Palestina diz que não há nada de concreto sobre "segunda lista" em Gaza
Prioridade "absoluta" para o diplomata Alessandro Candeas é a retirada do grupo de 34 brasileiros e familiares do território
Em mensagem enviada a jornalistas na manhã deste sábado (11.nov), o embaixador na Palestina, Alessandro Candeas, disse que não há nada de concreto sobre uma eventual "segunda lista" de brasileiros. A informação sobre um novo grupo que tentaria sair de Gaza circulou ao logo da 6ª feira (11.nov).
"Não há nada ainda de concreto, nossa prioridade absoluta é concluir a retirada do primeiro grupo de 34", disse Candeas.
A "segunda lista seria formada por 50 pessoas, incluindo um recém-nascido. Diplomatas brasileiros, entretanto, disseram ainda na 6ª feira à reportagem do SBT News que o grupo inicial de 34 pessoas foi formado por quem comunicou ao Itamaraty a vontade de deixar Gaza. Por isso a declaração de Candeas sobre a prioridade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A aeronave VC-2 (Embraer 190 - Prefixo BRS4) aguarda a chegada dos 34 brasileiros e familiares no aeroporto do Cairo, Egito, a 256km de outro mais próximo da Faixa de Gaza. Por conta das restrições de voos na região, o avião deve demorar cerca de 1 hora até o aeroporto de El Arish, distante 53km da passagem de Rafah.
O ministro Mauro Vieira afirmou nesta 6ª feira que a situação na Faixa de Gaza impede cravar a data da saída dos brasileiros.