Brigadeiro, pavê e bombocado: veja as sobremesas nacionais que estão no ranking mundial
Doces conquistaram posições de destaque no levantamento do TasteAtlas; França lidera classificações no top 10
Seis deliciosas criações brasileiras conquistaram posições de destaque no ranking 100 Best Rated Desserts in the World, produzido pelo TasteAtlas. O bombocado - sobremesa que combina parmesão ralado, coco ralado, farinha, leite, manteiga, ovos e açúcar - ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o crepe francês.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em 21º lugar, o pavê seduz o paladar dos amantes das sobremesas. O doce em camadas, semelhante ao tiramisu, é feito com biscoitos ladyfinger, creme, ovos, leite condensado e chocolate. A sobremesa é uma tradição brasileira com diversas variações, incluindo morango, abacaxi, chocolate branco, coco e pavê de amendoim.
Dez posições abaixo, em 31º lugar, está o mousse de maracujá, que, segundo o TasteAtlas, está entre as que mais representam o Brasil. Outra doçura tradicional é o pudim de leite condensado. Cremoso e coberto com caramelo de açúcar, o doce ocupa a 64ª posição com a receita original, formada por leite condensado, leite integral, ovos e açúcar.
+ Pão de queijo é considerado 3º melhor quitute de café da manhã do mundo
O queridinho do brasileiro, assim como dos estrangeiros, também não poderia ficar de fora do ranking: o brigadeiro. O doce, feito com manteiga, cacau em pó e leite condensado, ficou em 72º lugar, seguido pelo curau, na 91º posição, que é composto por suco de milho verde, açúcar e leite.
Confira o top 10 das 100 melhores sobremesas do mundo:
1º - Crepe (França)
2º - Bombocado (Brasil)
3º - Queso helado (Peru)
4º - Tiramisù (Itália)
5º - Crème brûlée (França)
6º - Dondurma (Turquia)
7º - Alfajor (Argentina)
8º - Doce de leite (Argentina)
9º - Suflê de chocolate (França)
10º - Sernik (Polônia)