Israel volta a atacar Gaza e evacua cidade perto da fronteira com Líbano
Cenário sinaliza o avanço do exército local para invadir a Faixa de Gaza por terra
Camila Stucaluc
O exército israelense voltou a bombardear a Faixa de Gaza nesta 6ª feira (20.out), atingindo áreas no sul da região, onde os palestinos foram instruídos a se acomodarem na última semana. Estima-se que dezenas de pessoas ficaram feridas, sobretudo mulheres e crianças, sobrecarregando ainda mais o Hospital Nasser.
+ Acompanhe a cobertura da guerra entre Israel e Hamas
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em paralelo, Israel ordenou a evacuação dos 22 mil moradores da cidade israelense de Kiryat Shemona, localizada perto da fronteira com o Líbano, para hotéis e casas subsidiadas pelo governo. A ação acontece em meio ao aumento da troca de tiros do exército local com o grupo xiita Hezbollah e outras milícias palestinas.
O cenário sinaliza o avanço da preparação do exército de Israel para invadir a Faixa de Gaza por terra. Isso porque, na 5ª feira (19.out), o ministro da Defesa, Yoav Gallant, ordenou que os militares se preparassem para ver Gaza "por dentro", insinuando o início da caçada terrestre ao grupo palestino Hamas - dominante na região.
+ Israel diz ter matado viúva de fundador do Hamas
Até o momento, Israel está respondendo a guerra com o Hamas apenas por ataques aéreos, que já deixaram quase 4 mil mortos e mais de 12 mil feridos em Gaza, bem como bairros inteiros destruídos. Além disso, o cerco imposto à região está fazendo com que milhares de pessoas fiquem sem água ou energia, levando o sistema de saúde a um possível colpaso.