Israel afirma que há brasileiros entre reféns mantidos pelo Hamas em Gaza
Segundo o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), grupo extremista também capturou civis de países como Argentina e EUA
Felipe Moraes
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) afirmaram, nesta 4ª feira (11.out), que há brasileiros entre os reféns mantidos pelo Hamas na Faixa de Gaza.
+ Acompanhe a cobertura da guerra em Israel
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O porta-voz da IDF, Jonathan Conricus, não especificou o número de pessoas capturadas pelo Hamas, mas disse que cidadãos de países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Argentina, Ucrânia estão sob controle do grupo extremista. "A lista é longa", completou o militar.
"Esses são os civis que o Hamas levou para Gaza e são mantidos reféns. Claro, estamos comprometidos em resgatá-los", continuou Conricus.
O embaixador de Israel na Organização das Nações Unidas (ONU), Gilad Erdan, estimou, em entrevista à CNN norte-americana, que há entre 100 e 150 pessoas em poder do grupo extremista.
Dois brasileiros, o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer e carioca Bruna Valeanu, morreram na guerra entre Israel e Hamas. A carioca Karla Stelzer Mendes segue desaparecida.
Listen in as an IDF Spokesperson LTC (res.) Jonathan Conricus provides a situational update on all fronts, as the war against Hamas continues. https://t.co/uuen9lQa0F
? Israel Defense Forces (@IDF) October 11, 2023
Em coletiva de imprensa, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) disse que está verificando a informação de que há brasileiros entre os reféns do Hamas em Gaza.
O Itamaraty também afirmou não ter informações ou detalhes sobre a situação de Karla Stelzer Mendes.
*Matéria atualizada às 10h50
Leia também: