Greve em Hollywood: pré-acordo será analisado por todos os roteiristas
Paralisação só será encerrada se maioria da categoria aceitar novo contrato com produtores
SBT News
Líderes do Sindicato dos Roteiristas de Hollywood (WGA, na sigla em inglês) chegaram a um acordo com a AMPTP, associação que representa os estúdios, e a greve iniciada em maio, prestes, portanto, a completar 5 meses, pode chegar ao fim. Em participação no programa Poder Expresso, do SBT News, a correspondente Cleide Klock ressaltou, porém, que, para que isso aconteça, todos os 11,5 mil roteiristas que integram o sindicato devem votar o acordo firmado. A votação começa nesta 3ª feira (26.set) e deve durar 48 horas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Eles não divulgaram ainda o que está neste contrato, mas os dirigentes do Sindicato dos Roteiristas falaram que [ele] é excepcional e que conseguiram avançar bastante no que eles queriam", contou a jornalista, acrescentando que a categoria pede uma equipe mínima nas produções, aumento de salário, participação nos lucros - especialmente no streaming - e uma regulação sobre o uso de inteligência artificial.
Pelas redes sociais, políticos se manifestaram sobre o acordo. O presidente Joe Biden elogiou a tentativa de se chegar a um ponto comum e disse que todos os trabalhadores "merecem uma parte justa do valor daquilo que ajudaram a criar". Além dele, também se pronunciaram o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e a prefeita de Los Angeles, Karen Bass.
I applaud the WGA and AMPTP for reaching a tentative agreement that will allow writers to return to telling the stories of our nation, our world, and all of us.
? President Biden (@POTUS) September 25, 2023
All workers ? including writers, actors, and autoworkers ? deserve a fair share of the value they helped create.
California?s entertainment industry would not be what it is today without our world class writers.
? Office of the Governor of California (@CAgovernor) September 25, 2023
We are grateful that the two sides have come together to reach an agreement that benefits all parties involved, and can put a major piece of California?s economy back to work. pic.twitter.com/nNUxoc6hnR
After a nearly five-month long strike, I am grateful that the Writers Guild of America and the Alliance of Motion Picture and Television Producers have reached a fair agreement.
? Mayor Karen Bass (@MayorOfLA) September 25, 2023
Full statement below.https://t.co/k9NDzIlbDR
Atores
Mesmo que chegue ao fim, a greve dos roteiristas não é a única a paralisar as produções em Hollywood. Atores também cruzaram os braços em junho e, desde então, sequer sentaram para conversar com os estúdios. Segundo Klock, há a expectativa de que isso possa acontecer agora, após o acordo entre roteiristas e produtores.
Confira a íntegra no Poder Expresso (a partir de 56min27seg):