Resumo da semana: Lula na ONU, queda da Selic e marco temporal no STF
Confira esses e outros fatos que repercutiram nos últimos dias no Brasil e no mundo
Camila Stucaluc
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a semana com um dos eventos mais importantes da agenda anual: a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. No judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a tese jurídica do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Já na economia, o mercado comemorou com o corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essas e outras notícias você confere no resumo da semana do SBT News. Veja:
Onda de calor chega ao Brasil e termômetros atingem 40ºC
A última semana do inverno no Brasil foi marcada por uma forte onda de calor. Em algumas regiões, as temperaturas atingiram a marca dos 40ºC. O cenário fez com que estados implementassem medidas de emergência, como a distribuição de água potável em áreas de grande circulação e a instalação de tendas. O motivo vem do fenômeno El Niño.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil estará sob influência do El Niño até o início de 2024. Com isso, a primavera, que costuma ser uma estação de transição, será marcada por altas temperaturas na maior parte do país, entre 35ºC e 40ºC. A única exceção será o Rio Grande do Sul, que deverá registrar maiores volumes de chuva.
Lula discursa na Assembleia da ONU e se encontra com Biden e Zelensky
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na 3ª feira (19.set), da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. No discurso, o líder chamou a atenção para a desigualdade no mundo, enfatizando que o atual cenário de fome, pobreza, guerra e desrespeito aos direitos humanos deveria provocar indignação.
Ainda em território norte-americano, na 4ª feira (20.set), Lula se encontrou com o presidente Joe Biden, com quem lançou uma parceria em defesa dos direitos dos trabalhadores. No mesmo dia, o petista se reuniu com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky. Ambos conversaram sobre a guerra e Lula garantiu a participação do Brasil na construção dos planos de paz.
Copom corta taxa de juros em 0,5 ponto percentual
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BCB) decidiu, na 4ª feira (20.set), cortar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, totalizando 12,75% ao ano. A decisão unânime é o segundo corte de mesma magnitude desde o início do ciclo de flexibilização dos juros, em agosto de 2023.
Em comunicado, o Copom alegou que o cenário externo de desinflação encontra alguma resistência, sobretudo quanto aos núcleos dos indicadores ainda elevados. O mercado de trabalho de diversos países também se mostra resiliente.
STF derruba tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas
Após mais de três anos de julgamento, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a tese jurídica do marco temporal para definir a demarcação de terras indígenas na 5ª feira. O placar final ficou em nove votos contrários e dois favoráveis - dando vitória aos indígenas.
Na prática, os ministros decidiram que a data da promulgação da Constituição, em 1988, não pode ser utilizada como base para o direito à terra de comunidades indígenas. O posicionamento atende a questões culturais de povos. E, ao longo dos votos dos ministros, foi reforçado pelo direito definido na Constituição, em reconhecimento de organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, além do direito sobre terras ocupadas tradicionalmente.
Leia também
+ Em NY, Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa
+ Estudantes de medicina se masturbam diante de jogadoras de vôlei
+ CPMI do 8/1 ouve Wellington Macedo, blogueiro condenado por bomba no Aeroporto de Brasília
+ Putin aceita convite de Xi Jinping para visitar a China em outubro