Zelensky acusa Rússia de usar alimentos e energia e pede punição ao país na ONU
Em meio às críticas, presidente da Ucrânia declarou que "não se pode confiar no mal"
O presidente da Ucrânia, Volodomyr Zelensky, pediu uma punição internacional à Rússia pelo início da guerra com o país. Em discurso feito na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta 3ª feira (19.set), o líder ucraniano teceu críticas ao russo.
+ Veja destaques do discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU
"Muitos assentos na sala da assembleia geral podem ficar vazios, vazios, se a Rússia tiver sucesso com a sua traição e agressão. Senhoras e senhores, o agressor espalha mortes e traz ruínas mesmo sem armas nucleares. Mas os resultados são semelhantes", declarou Zelensky.
Ao longo do discurso, o ucraniano também afirmou que a Rússia utiliza alimentos e energia contra o mundo, e disse que os impactos podem chegar a outros locais além da guerra.
Ele também questionou o fato de a Rússia ter o uso de armas nucleares, e disse que a Ucrânia abriu mão do arsenal que possuía durante os anos 1990: "A Ucrânia abriu mão de seu arsenal nuclear, e o mundo decidiu que a Rússia deveria manter o seu. Terroristas não têm direito de ter armas nuclear".
Zelensky vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta 4ª feira (20.set).
Com informações da Associated Press.