EUA e Irã trocam prisioneiros após descongelamento de US$6 bilhões
Troca faz parte de acordo que também liberou fundos iranianos
SBT News
Os Estados Unidos e o Irã realizaram nesta 2ª feira (18.set) uma troca de prisioneiros após os países chegarem a um acordo que descongelou 6 bilhões de dólares de fundos iranianos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Hoje, cinco americanos inocentes presos no Irã estão finalmente regressando para casa", disse o presidente Joe Biden num comunicado divulgado quando o avião que transportava o grupo chegava em Doha, no Qatar. O país que mediou o acordo.
Cinco prisioneiros iranianos nos EUA também foram soltos. Segundo as autoridades, três optaram por permanecer no país. Os outros dois estão em Doha, onde aguardam para retornar ao Irã. São eles, Mehrdad Ansari, condenado a 63 meses de prisão em 2021 por obter equipamentos que poderiam ser usado em mísseis, guerra eletrônica, armas nucleares e outros equipamentos militares, e Reza Sarhangpour Kafrani, acusado em 2021 por supostamente exportar ilegalmente equipamentos de laboratório para o Irã.
Entre os americanos libertos, estão: Namazi, detido em 2015 e posteriormente condenado a 10 anos de prisão por acusações de espionagem; Emad Sharghi, condenado a 10 anos; e Morad Tahbaz, um conservacionista britânico-americano de ascendência iraniana preso em 2018 e que também recebeu uma sentença de 10 anos. O governo norte-americano não quis revelar a identidade dos outros dois prisioneiros.
Apesar de ser um acordo histórico, a troca desenrolou-se no meio de uma grande escalada militar americana no Golfo Pérsico, e é quase certo que as tensões permanecerão elevadas entre os países, que estão envolvidos em várias disputas, incluindo sobre o programa nuclear do Teerã.