Publicidade
Mundo

Autoridades resgatam 90 pessoas e tiram 60 corpos de mina ilegal na África do Sul

Governo do país lançou operação em novembro para impedir a entrada de suprimento para os mineradores, a fim de forçar a saída dos "criminosos"

Imagem da noticia Autoridades resgatam 90 pessoas e tiram 60 corpos de mina ilegal na África do Sul
Mina de ouro desativada de Buffelsfontein, na África do Sul | Reprodução
Publicidade

Equipes de resgate na África do Sul já retiraram 60 corpos e resgataram 90 garimpeiros ilegais encurralados desde novembro em uma mina de ouro desativada, localizada na cidade de Stilfontein, na província de North West.

Apesar do avanço, grupos civis estimam que pelo menos 500 pessoas continuam presas a 2,5 quilômetros de profundidade e apontam mais de 100 mortes por inanição ou desidratação.

A operação de resgate comunitária foi iniciada na última sexta-feira (10), enquanto as autoridades lançaram esforços oficiais apenas na segunda (13), utilizando uma gaiola que comporta menos de 10 pessoas por vez.

A situação é agravada pela decisão do governo do país de não enviar equipes oficiais ao subterrâneo devido aos riscos. Em vez disso, voluntários locais familiarizados com a mina Buffelsfontein acompanham o equipamento de resgate.

Pressionadas por denúncias de violações de direitos humanos, autoridades sul-africanas enfrentam críticas pela condução inicial da crise. Em novembro, o governo interrompeu o fornecimento de comida e água para forçar a saída dos mineradores ilegais, classificados como "criminosos".

Desde então, alguns mineradores emergiram nos últimos dois meses e foram presos. A polícia diz que isso prova que eles podem sair. Mas um porta-voz do grupo Comunidades Afetadas pela Mineração Unidas em Ação, que representa os mineradores e suas famílias, afirmou que aqueles que escaparam enfrentaram uma jornada subterrânea perigosa de vários dias até um poço diferente, e muitos estão fracos demais para isso.

Para os grupos civis, a ação do governo agravou as condições. Em dezembro, uma decisão judicial obrigou a retomada parcial do envio de suprimentos, considerados insuficientes para atender todos os necessitados. Alguns sobreviventes relataram que escapar exigiu jornadas subterrâneas arriscadas.

Mineiração ilegal

A mineração ilegal é uma prática recorrente na África do Sul, especialmente em minas desativadas. Muitos trabalhadores permanecem meses no subsolo para extrair o máximo de ouro possível. Segundo o relatado por parentes de alguns do mineiradores, eles estão lá desde julho do ano passado.

Estima-se que o país perca anualmente cerca de US$ 1 bilhão devido à mineração ilícita, conduzida por gangues de mineiração conhecidas como "zama zamas".

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade