Governo da África do Sul recusa ajuda a garimpeiros ilegais encurralados em mina
Segundo o governo, medida faz parte de estratégia para fechar entradas da mina e impedir o acesso de suprimento até os garimpeiros se entregarem
SBT News
A polícia da África do Sul anunciou que não fornecerá ajuda a garimpeiros ilegais encurralados em uma mina desativada de Stilfontein, na província de North West. Os mineradores se recusam a sair desde que a operação “Vala Umgodi” (Feche o Buraco) foi deflagrada no país.
Segundo as autoridades, a operação consiste em fechar as entradas usadas para o transporte de suprimentos para o subsolo, impedindo assim que os mineradores tenham acesso a alimentos, água e outros itens essenciais. O objetivo é forçá-los a deixarem o subsolo voluntariamente para que possam ser detidos.
+ Justiça Federal absolve Samarco, Vale e BHP por rompimento da barragem de Mariana
O porta-voz da polícia de North West, Sabata Mokgwabone, afirmou que foi relatado que mais de 4 mil garimpeiros estariam presos na mina desativada. Contudo, ela afirma que os números podem ter sido inflados para pressionar as autoridades a fornecerem água aos homens. Ela estima que ao menos 400 garimpeiros permanecem no subsolo.
A ministra do gabinete, Khumbudzo Ntshavheni, disse a repórteres na quarta-feira (13) que o governo não enviará ajuda aos garimpeiros ilegais, pois estão envolvidos em um ato criminoso.
"Não vamos enviar ajuda para criminosos. Vamos expulsá-los. Eles vão sair. Criminosos não devem ser ajudados. Não os enviamos para lá", afirmou Ntshavheni.
+ Desastre de Mariana: presidente do Supremo confirma acordo de R$ 170 bi para reparar danos
Nas últimas semanas, mais de 1 mil garimpeiros foram presos após se renderem aos agentes. Muitos relataram estar fracos, famintos e doentes após semanas sem suprimentos básicos. Nesta quinta-feira (14), a polícia continua a patrulhar áreas ao redor da mina para prender novos desertores.
A mineração ilegal é comum nas antigas áreas onde houve mineração de ouro da África do Sul. Os garimpeiros entram em poços fechados para explorar possíveis depósitos remanescentes.