Publicidade
Mundo

Lula tem encontro com empresários brasileiros neste domingo em NY

O presidente chegou à Nova York na noite de sábado (16) vindo direto de Havana onde participou do G77+China

Imagem da noticia Lula tem encontro com empresários brasileiros neste domingo em NY
lula
• Atualizado em
Publicidade

Nova York - Eram onze da noite de sábado (16) quando Lula chegou ao hotel de Manhattan acompanhado da primeira dama Janja da Silva e da comitiva brasileira. No aeroporto JKF, o presidente foi recepcionado pela embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti. Era o fim de um sábado que começou em Havana. Na capital de Cuba, Lula discursou no G77+China, Cúpula que reúne países em desenvolvimentos do Hemisfério Sul e que somam quase oitenta por cento da população mundial e cerca de cinquenta por cento do PIB do mundo. 

Aos líderes presentes na ilha, Lula falou sobre o embargo que Cuba sofre há decadas: "Cuba tem sido defensora de uma governanca global mais justa e ate hoje é vítima de um embargo econômico ilegal. O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral. Rechacamos a inclusao de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo" disse o lider brasileiro. 

Antes de deixar a capital cubana, Lula se encontrou com o ex -presidente Raúl Castro em uma visita que nao estava prevista na agenda oficial. 

O presidente estará em Nova York até a próxima quinta-feira, 21, e tem reuniões bilaterais agendadas na semana em que líderes do mundo vêm aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da ONU. Os discursos no plenário principal das Nações Unidas têm início na terça-feira, 19. O Brasil, como é tradição, é o primeiro país a ter lugar no púlpito logo depois das falas do presidente da Assembleia Geral e do Secretário Geral António Guterres. 

Na quarta-feira, 21, Lula se encontra com Joe Biden em Nova York. Será a segunda bilateral entre os dois presidentes este ano. A primeira foi na Casa Branca, em fevereiro. Os líderes de Brasil e Estados Unidos terão uma reunião de meia hora e logo em seguida participarão de um evento, no mesmo hotel. A "Iniciativa global Lula Biden para o avanço dos direitos trabalhistas na economia do século XXI" contará com a presença de lideranças sindicais dos dois países.

Neste domingo, 17, o principal compromisso do presidente brasileiro é um encontro com empresários da FIESP no começo da noite. Lula vai discursar para o grupo em um restaurante de Manhattan. Na manhã de segunda-feira, um outro evento da FIESP em parceria com a CNI reunirá ministros em Wall Street. O "Brasil em foco: mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável na Bolsa de Valores de Nova York" terá a participação de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID. 

O presidente brasileiro tem previsão de deixar Nova York na manhã de quinta-feira, 21, após uma entrevista coletiva à imprensa brasileira e internacional. Será uma semana em que o Brasil estará em destaque em Nova York. Lula é o único líder latino com bilateral confirmada com o presidente Biden no entorno da Assembleia Geral da ONU e eventos que envolvem a cultura brasileira também ganham destaque. Na quarta-feira (20), a partir das 18h pelo horário local,  músicos brasileiros se apresentarão no Central Park em um evento chamado "Pororoca". Estão confirmadas apresentações do Olodum, UAPI Amazônia Percussiva, Fafa de Belem, Carlinhos Brown, Aila entre outros nomes da música brasileira. 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade