Oktoberfest começa na Alemanha e deve atrair 6 milhões de pessoas
Maior festival do cerveja do mundo acontece em Munique até o dia 3 outubro
Camila Stucaluc
Milhares de pessoas devem ir até Munique, na Alemanha, nos próximos dias para participar da 188ª edição do Oktoberfest, conhecido como o maior festival de cerveja do mundo. O evento foi aberto neste sábado (16.set) pelo prefeito Dieter Reiter, que abriu, com dois golpes de martelo, o primeiro barril de cerveja no complexo Schottenhamel Festhalle.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo as organizações, o festival, famoso pelas grandes canecas de cerveja, deve receber 6 milhões de pessoas até o dia 3 de outubro. Além da bebida, que deve custar 12,60 euros por litro (R$ 65,40), o evento conta com música tradicional alemã, tocada por bandas ao vivo, e com demonstrações de dança, apresentações culturais e bailes.
O evento que inspirou a Oktoberfest teve início no século XIX, quando o rei Ludwig I casou-se com a princesa Teresa da Saxônia-Hildburghausen. Para comemorar a união, foi organizada uma corrida de cavalos, seguida por uma festa pública que durou uma semana. O sucesso fez com que o evento fosse realizado todos os anos, com durações cada vez maiores.
+ Rede de pubs do Reino Unido anuncia aumento de preços no horário de pico
Apesar de ser alemão, o festival também é realizado em Blumenau, em Santa Catarina, sendo a segunda maior edição do evento no mundo e a maior das Américas. O evento reúne participantes de todo o Brasil, que podem experimentar mais de 150 pratos tradicionais da culinária alemã. As opções de cerveja, por sua vez, chegam a 128.