Vladimir Putin convida Kim Jong-un para uma visita à Rússia
Ainda não há informações sobre a pauta do encontro; ditador deve viajar ao país em seu trem particular
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, irá visitar a Rússia, segundo um comunicado divulgado nesta 2ª feira (11.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O convite para a visita foi postado no site oficial do Kremlin, mas sem detalhes sobre a viagem, como a pauta ou uma data precisa para acontecer, limitando-se a informar que deve ocorrer "nos próximos dias".
Segundo informou o site oficial do governo coreano, um encontro entre Kim Jong-un e Vladimir Putin irá ocorrer, porém, o tema do encontro não foi divulgado. Em julho deste ano, o ministro da defesa russo Sergei Shoigu viajou para a Coreia do Norte, onde se encontrou com Kim e pediu ao ditador que fornecesse mais munição ao seu país.
Para as autoridades americanas, o principal motivo para o encontro entre os dois países será um acordo por armas para reabastecer o arsenal russo, na guerra contra a Ucrãnia.
O porta-voz russo Dmitry Peskov afirmou que as delegações dos dois países irão se encontrar, mas reforçou que uma reunião privada entre os líderes ocorrerá apenas "se necessário".
Esta é a primeira viagem de Jong-un desde que a pandemia de Covid-19 explodiu, em todo o mundo. Isto ocorreu porque a Coreia do Norte manteve as suas fronteiras fechadas por mais de três anos, devido à fragilidade do seu sistema de saúde.
Apesar de ser um pouco mais amistoso ao fato de viajar de avião do que seu pai, especula-se que o ditador coreano vá à Russia em seu trem particular, como já chegou a fazer anteriormente.