Publicidade
Mundo

Após atingir Flórida, tempestade tropical Idalia segue para Carolina do Norte

Governador declarou estado de emergência e aconselhou retirada de moradores da costa

Imagem da noticia Após atingir Flórida, tempestade tropical Idalia segue para Carolina do Norte
Mesmo mais fraca, tempestade ainda deve causar ventos fortes e inundações | Reprodução/Twitter
• Atualizado em
Publicidade

A tempestade tropical Idalia continua se movimentando pelos Estados Unidos e deve chegar na costa da Carolina do Norte nesta 5ª feira (31.ago). A previsão é que o fenômeno esteja com menos força do que na 4ª feira (30.ago), quando atingiu a Flórida como um furacão. A tempestade, no entanto, ainda deve causar ventos fortes e inundações.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Pelas redes sociais, o presidente Joe Biden informou que conversou com os governadores da Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul, assegurando resposta e auxílio na recuperação dos estados. Em meio aos estragos provocados pela Idalia, o democrata afirmou que não é mais possível negar que o mundo está vivendo uma crise climática.

"Não creio que alguém possa mais negar o impacto da crise climática. Basta olhar ao redor. Inundações históricas, secas mais intensas, calor extremo e incêndios florestais causaram danos significativos", disse Biden.

A tempestade tropical Idalia se intensificou enquanto passava pelo Golfo do México, transformando-se em um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, antes de atingir a costa da Flórida. Com ventos de mais de 200 km/h, o fenômeno causou forte elevação da maré e chuvas intensas, provocando pontos de inundação. Duas pessoas morreram.

+ Incêndio em prédio em Joanesburgo, na África do Sul, deixa mais de 70 mortos

Horas depois, a tempestade perdeu força, provocando ventos de 60 km/h enquanto atravessava a Geórgia e a Carolina do Sul. Em meio à aproximação à Carolina do Norte, o governador Roy Cooper declarou estado de emergência e aconselhou que os moradores da área costeira evacuem o local, bem como que permaneçam fora das estradas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade