Jatinho da Embraer lidera aviação nos EUA pela primeira vez
Após 15 anos, modelo brasileiro ultrapassou a norte-americana Cessna em número de viagens
Wagner Lauria Jr.
O jatinho Phenom 300, da fabricante brasileira Embraer, ultrapassou pela primeira vez em pousos e decolagens, o Cessna Citation Excel, modelo fabricado pela norte-americana Cessna.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
É a primeira vez que o modelo brasileiro lidera a operação no país. Dados da FAA (Administração Federal de Aviação) mostram que, no acumulado anual até agosto deste ano, o modelo da Embraer fez 360,9 mil viagens, 1400 a mais do que a Cessna.
O vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB/SP), comemorou a conquista em suas redes sociais.
"Foguete não dá marcha-ré!"? O Phenom 300, avião produzido pela @embraer, tornou-se o jato mais popular dos EUA, desbancando seus concorrentes, como mostra um levantamento da Bloomberg. Foram 360 mil decolagens nos últimos 12 meses. Uma prova cabal da confiança dos passageiros? pic.twitter.com/suz6OaHfqc
? Geraldo Alckmin ?? (@geraldoalckmin) August 26, 2023
Em seu site, a Embraer define o avião como "o jato executivo de maior sucesso da última década, o jato da categoria Leve mais vendido por 10 anos consecutivos e o jato single-pilot mais rápido e de maior alcance em produção."