Trump pode ser indiciado pela 4ª vez por tentar reverter resultado das urnas
Ex-presidente dos EUA é suspeito de tentar a manobra na Geórgia, durante eleições presidenciais de 2020
Leonardo Ferreira
Um júri formado por 23 pessoas da cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, começou a analisar as evidências de uma investigação que pode tornar o ex-presidente Donald Trump réu pela quarta vez. Esse processo apura a tentativa do republicano de reverter o resultado das urnas da Geórgia - um dos estados norte-americanos que deram vitória ao democrata Joe Biden nas eleições de 2020. No sistema de votação dos Estados Unidos, cada região do país tem um número de delegados. A soma determina quem vai governar o país.
Trump é acusado de ordenar que autoridades da Geórgia "encontrassem" quase 12 mil votos. A quantidade é exatamente o necessário para que o republicano revertesse a vitória de Joe Biden no estado e conseguisse seus delegados. Desde a derrota, em novembro de 2020, Donald Trump alega, sem apresentar provas, que foi vítima de fraude. O discurso inflamou apoiadores e levou à invasão do Capitólio, sede do poder administrativo, em janeiro de 2021.
Segundo a defesa do ex-presidente norte-americano, que nega todos os crimes, o indiciamento do processo da Geórgia pode sair a qualquer momento.
Nesta 2ª feira (14.ago), o site do tribunal chegou a publicar um documento com as acusações, mas o arquivo acabou removido. Segundo a agência de notícias Reuters, entre os crimes citados estavam "conspiração" e "violação de juramento público".
Trump já é réu em outros três processos: um em Nova York, que envolve acusações de suborno e fraude nas prestações de contas de campanha. Um outro, que corre em Miami, apura a retirada de documentos secretos da Casa Branca. O terceiro está na Justiça de Washington e também investiga a tentativa de reverter o resultado das últimas eleições, neste caso, em nível federal. Donald Trump é pré-candidato à Casa Branca para as eleições de 2024. De acordo com as pesquisas, ele é o nome favorito dentro do Partido Republicano.