Donald Trump é formalmente acusado de conspiração nas eleições de 2020
Republicano se apresentou nesta 5ª feira (3.ago) a um tribunal federal de Washington. Ele se declarou inocente
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump apresentou-se na tarde desta 5ª feira (3.ago) a um tribunal federal de Washington, onde foi formalmente acusado de conspirar para anular o resultado das eleições de 2020, na qual o democrata Joe Biden saiu vitorioso.
Segundo os procuradores federais, a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro, teve ligação direta com as alegações de fraude feitas por Trump após perder as eleições. Ele é o primeiro ex-presidente americano a responder por este tipo de crime.
Ao todo são quatro acusações: três por conspiração e uma por obstrução ou tentativa de obstrução de processo oficial. O republicano se declarou inocente de todas as acusações.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ele já é réu em um processo federal, em Miami, por reter de forma ilegal documentos sigilosos. Há também uma ação estadual, em Nova York, por falsificar balanços de campanha para pagar subornos. Uma quarta ação está em andamento, na Geórgia. Trump é acusado de tentar fraudar os resultados das urnas no condado considerado decisivo para a vitória de Joe Biden.
Independente disto, o magnata não está impedido de concorrer novamente à Casa Branca, já que a constituição dos Estados Unidos exige apenas que o presidente seja maior de 35 anos e tenha nascido no país. A primeira pesquisa do jornal The New York Times para o ciclo eleitoral de 2024, divulgada na 3ª feira (1º.ago), mostrou ele e Joe Biden empatados na disputa pela Presidência dos Estados Unidos.