Papa Francisco chega à Portugal para Jornada Mundial da Juventude
Evento deve reunir mais de 1 milhão de jovens até o dia 6 de agosto, em meio a polêmicas de abuso sexual da igreja católica
Mônica Catta Prêta
O Papa Francisco chegou a Portugal na manhã desta 4ª feira (2.ago) para abrir a 1ª edição da Jornada Mundial da Juventude desde que a pandemia do COVID-19 forçou o cancelamento de grandes reuniões. Com o evento, o pontífice espera inspirar a próxima geração de católicos enquanto lida com o atual escândalo de abuso sexual do clero da Igreja.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Depois de ser recebido no aeroporto pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco participou de uma cerimônia de boas-vindas e se reuniu com autoridades; em seguida foi para o Palácio Nacional de Belém, atual residência presidencial, de onde, nos séculos XV e XVI, partiram os exploradores marítimos. À tarde, o papa deve seguir para o Mosteiro e Igreja dos Jerônimos, que começou a ser construído no final do século XV e é um dos maiores monumentos do país. Lá, o pontífice deve se encontrar com líderes da igreja católica portuguesa, que recentemente iniciou o processo de acerto de contas com o legado de abuso sexual do clero.
A expectativa é que mais de 1 milhão de jovens de todo o mundo participem da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que acontecerá até o dia 6 de agosto. Ônibus cheios de peregrinos começaram a chegar antes de terça-feira e se prepararam para as altas temperaturas do verão nos eventos ao ar livre.