"Barbenheimer": relembre outras disputas por bilheteria na estreia
Diretor da biografia da bomba atômica já enfrentou embate com filme infanto-juvenil e ganhou
A estreia das megaproduções Oppenheimer e Barbie, na próxima 5ª feira (20.jul), gerou discussões acaloradas nas redes sociais. Entre os indecisos, há quem se divirta com o "Barbenheimer" e planeje assistir aos dois longas no mesmo dia.
Mas não é a primeira vez que espectadores se desdobram para comparecer às salas de cinema em tão curto espaço de tempo. Por trás da agenda concorrida dos cinéfilos, está uma disputa antiga dos estúdios de Hollywood.
Batman vs Sharkboy
O próprio diretor da biografia da bomba atômica, Christopher Nolan, já enfrentou embate semelhante quando estreou o primeiro filme da trilogia do cavaleiro das trevas.
No dia oficial da estreia de "Batman Begins" (Warner Bros), em 10 de junho de 2005, outros dois personagens figuravam como vilões de audiência, "As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl" (Troublemaker Studios).
O filme "trevoso" de Nolan levou a melhor nos ganhos por bilhete; foram mais US$ 374 milhões em bilheteria frente ao total de US$ 69,4 milhões do menino tubarão e a garota pegando fogo em 3D.
As informações de bilheteria, data de estreia nos cinemas e estúdios envolvidos na produção e distribuição dos filmes são do "The Movie Database", uma base de dados grátis e de código aberto, sobre filmes e seriados, criada em 2008 e atualizada através do apoio da comunidade.
Identidade Bourne vs Scooby-Doo
O estúdio responsável pela distribuição de "Oppenheimer", a Universal Pictures, é uma das "vítimas" da concorrência na boca do caixa: três anos antes de apostar no homem morcego de Nolan, o estúdio colocava em cartaz "A Identidade Bourne" (Universal Pictures). No mesmo dia, 14 de junho de 2002, o liveaction "Scooby-Doo" (Warner Bros.) estreava nas salas de cinema.
Nesse caso, o apelo ao público infanto-juvenil ganhou o pote da bilheteria. Foram US$ 214 milhões em ingressos para Bourne, ultrapassado pelos US$ 275 milhões para o cachorro caçador de fantasmas.
Gigante de Ferro vs Sexto Sentido
Antes do sucesso com Scooby, a Warner tentou, sem sucesso, emplacar a animação "O Gigante de Ferro" (Warner Bros.) no mesmo dia, 6 de agosto de 1999, da estreia do longa "O Sexto Sentido" (Hollywood Pictures).
A aposta no público infantil -- enquanto pais iam às salas escuras para ver Bruce Willis --, rendeu US$ 23 milhões ao robô alienígena, muito menos que o clássico com "gente morta... a todo tempo" que rendeu US$ 672 milhões, segundo o TMDb.
Mudança de mercado
Apesar de cada vez mais lucrativos, a ascensão dos serviços de streaming não significou aumento de salários em Hollywood. Motivo para uma greve sem precedentes de roteiristas e atores. Um dos fatores que contribuem para a paralisação é a falta de pagamento dos "residuais", verba que cada profissional recebe por uma exibição repetida - o que não acontece mais na era do streaming.
A estreia de Barbie no Brasil se tornou a maior pré-venda do estúdio Warner no Brasil. Apesar de ser um filme licenciado de uma grande marca, Barbie conta com outros atrativos aos cinéfilos. Além do elenco de peso (Margot Robbie, como Barbie, e Ryan Gosling, como Ken), o filme é dirigido por uma diretora aclamada, Greta Gerwig, que saiu do cinema indie para as grandes produções. Gerwig foi indicada ao Oscar em 2018 por "Lady Bird".