Dinamarca deve anunciar investimentos no Fundo Amazônia
Primeira-ministra do país irá se reunir com o presidente Lula durante a cúpula Celac - União Europeia, em Bruxelas
SBT News
A Dinamarca deve anunciar investimentos para o Fundo Amazônia durante a III Cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia (UE), em Bruxelas, na Bélgica. A primeira-ministra do país, Mette Frederiksen, foi uma das líderes que solicitou uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Questionada pelo SBT News, a premiê não quis adiantar qualquer informação e afirmou que irá discutir com o petista assuntos relacionados à proteção ambiental. "Nós vamos discutir biodiversidade, reflorestamento e outras coisas, mas eu não vou comentar ainda sobre isso", disse.
Conversamos há pouco com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, sobre a possível contribuição do seu país para o Fundo Amazônia. "Não vou comentar ainda", ela disse. Anúncio deverá ser feito após a reunião bilateral que ela terá com o Presidente Lula. pic.twitter.com/AXvwWD3I4o
? Sérgio Utsch (@utsch) July 17, 2023
Caso a doação se confirme, a Dinamarca se juntará à Alemanha, Noruega, Estados Unidos e Reino Unido, países que já fazem parte do programa. A pauta ambiental também foi tema da reunião do presidente Lula com a presidente da Comissão Europeia (UE), Ursula von der Leyen, nesta 2ª feira (17.jul). O encontro começou por volta das 4h (horário de Brasília) e terminou com uma declaração conjunta dos líderes envolvendo o acordo Mercosul-UE.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na declaração, Lula reforçou o compromisso ambiental no Brasil, informando que irá apresentar, em breve, um programa de desenvolvimento que envolve a transição energética. O petista também defendeu o desmatamento zero na Amazônia até 2023 e a preservação das florestas. "O Brasil vai cumprir com sua parte", frisou.