"Provocação política aberta", diz China após Biden chamar Xi de ditador
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores classificou comentário como "extremamente irresponsável"
Camila Stucaluc
A China reagiu, nesta 4ª feira (21.jun), ao comentário do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que classificou o líder Xi Jinping como ditador. Em coletiva, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, afirmou que a declaração do democrata foi "extremamente irresponsável", sendo uma "provocação política".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Os comentários dos EUA são extremamente absurdos e irresponsáveis, vão totalmente contra os fatos e violam seriamente o protocolo diplomático. É uma provocação política aberta. A China expressa forte insatisfação e oposição", disse Mao.
O comentário de Biden aconteceu logo após o secretário de Estado, Antony Blinken, realizar uma visita de três dias à China para tentar amenizar a tensão entre os países. Na declaração, o presidente norte-americano citou o incidente com o balão espião chinês, dizendo que Xi ficou envergonhado quando Washington abateu o item.
+ Reino Unido anuncia pacote de US$ 3 bi em garantias de empréstimos à Ucrânia
"Os Estados Unidos deveriam ter lidado com isso de maneira calma e profissional. No entanto, os Estados Unidos distorceram os fatos e usaram forças para exaltar o incidente, revelando totalmente sua natureza de bullying e hegemonia", disse Mao, reafirmando que a passagem do balão por Washington não foi intencional.