Publicidade
Mundo

"Provocação política aberta", diz China após Biden chamar Xi de ditador

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores classificou comentário como "extremamente irresponsável"

Imagem da noticia "Provocação política aberta", diz China após Biden chamar Xi de ditador
Comentários vão totalmente contra os fatos e violam seriamente o protocolo diplomático, disse Mao Ning | Governo da China
• Atualizado em
Publicidade

A China reagiu, nesta 4ª feira (21.jun), ao comentário do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que classificou o líder Xi Jinping como ditador. Em coletiva, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, afirmou que a declaração do democrata foi "extremamente irresponsável", sendo uma "provocação política".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Os comentários dos EUA são extremamente absurdos e irresponsáveis, vão totalmente contra os fatos e violam seriamente o protocolo diplomático. É uma provocação política aberta. A China expressa forte insatisfação e oposição", disse Mao.

O comentário de Biden aconteceu logo após o secretário de Estado, Antony Blinken, realizar uma visita de três dias à China para tentar amenizar a tensão entre os países. Na declaração, o presidente norte-americano citou o incidente com o balão espião chinês, dizendo que Xi ficou envergonhado quando Washington abateu o item.

+ Reino Unido anuncia pacote de US$ 3 bi em garantias de empréstimos à Ucrânia

"Os Estados Unidos deveriam ter lidado com isso de maneira calma e profissional. No entanto, os Estados Unidos distorceram os fatos e usaram forças para exaltar o incidente, revelando totalmente sua natureza de bullying e hegemonia", disse Mao, reafirmando que a passagem do balão por Washington não foi intencional.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade