Senado dos EUA aprova acordo para suspender teto da dívida até 2025
Medida elimina ameaça de calote até depois da eleição presidencial
Camila Stucaluc
O Senado dos Estados Unidos aprovou, na noite de 5ª feira (1º.jun), o projeto de lei que suspende o teto da dívida pública do país até janeiro de 2025. A medida, deferida às pressas no Congresso para evitar o primeiro calote norte-americano, deve ser assinada pelo presidente Joe Biden nesta 6ª feira (2.jun).
- O que é teto da dívida? É o limite estabelecido pelo Congresso para controlar a quantidade de dívida que o governo federal pode contrair.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Nosso trabalho está longe de terminar, mas este acordo é uma grande vitória para nossa economia e um passo crítico e um lembrete do que é possível quando agimos no melhor interesse de nosso país. Estou ansioso para sancionar este projeto de lei o mais rápido possível e me dirigir diretamente ao povo americano", disse Biden.
Com a aprovação do PL, fica suspenso até 2025 o limite de endividamento do governo norte-americano, que hoje soma US$ 31,4 trilhões, eliminando a ameaça de inadimplência até depois da eleição presidencial. O texto limita ainda os gatos e acelera medidas para levantar recursos, como a recuperação de fundos não utilizados para covid-19.
+ EUA notificam Rússia e impõem contramedidas por violações ao tratado nuclear
Se sancionado ainda hoje, como dito por Biden, a legislação entrará em vigor três dias antes da data limite estipulada pelo Departamento do Tesouro, que alertou que não conseguiria quitar todas as dívidas a partir de 5 junho. Segundo a entidade, o país alcançou o teto ainda em janeiro, tendo que contar com "medidas extraordinárias" para cumprir os acordos.