China confirma visita de primeiro-ministro da Rússia em maio
Político tem reunião marcada com Xi Jinping para discutir cooperação bilateral
Camila Stucaluc
O ministério dos Negócios Estrangeiros da China confirmou, nesta 6ª feira (19.mai), a visita do primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, ao país nos dias 23 e 24 de maio. Segundo a pasta, o encontro visa "fortalecer a cooperação bilateral e os intercâmbios culturais", bem como "injetar um ímpeto na recuperação da economia global".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Mikhail Mishustin deve se reunir com [o presidente chinês] Xi Jinping e conversar com o primeiro-ministro do Conselho de Estado, Li Qiang, em Pequim. Há planos para assinar uma série de acordos bilaterais", diz o comunicado chinês. Espera-se ainda que o premiê faça um discurso no fórum empresarial Rússia-China, em Xangai.
A viagem de Mishustin à China acontece dois meses após Xi visitar a Rússia. Na ocasião, o líder chinês se encontrou com o presidente Vladimir Putin, em Moscou, onde discutiram ações para fortalecer a cooperação entre os países até 2030. O encontro gerou críticas do Ocidente, que teme que Pequim tire a Rússia do isolamento internacional.
+ Ucrânia confirma viagem de Zelensky ao Japão para cúpula do G7
No entanto, os países esperam que a China consiga dobrar a Rússia em relação à guerra na Ucrânia. Isso porque Pequim é visto como o único país capaz de ter um impacto imediato no conflito, já que possui fortes laços com Moscou.