Celso Amorim se reúne com vice-chanceler da Ucrânia
Andrij Melnyk afirmou que o Brasil pode desempenhar um papel importante para "deter a agressão russa"
O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, se reuniu, nesta 4ª feira (10.mai), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky e o vice-chanceler do país, Andrij Melnyk.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas redes sociais, Andrij publicou uma foto do encontro e afirmou estar otimista com o papel que o Brasil poderá desempenhar na busca por paz.
"O Brasil pode desempenhar um papel importante para deter a agressão russa e alcançar uma paz duradoura e justa. Também nos esforçamos para revigorar a parceria estratégia entre Brasil e Ucrânia", escreveu.
Happy to meet Chief Advisor of Brazilian President Lula da Silva @LulaOficial H.E. Minister Amb. Celso Amorim. Brazil can play an important role to stop Russian aggression & reach a lasting & just peace. We also strive to reinvigorate a ????2009 Strategic Partnership. Obrigado?? pic.twitter.com/VqTECq0jZQ
? Andrij Melnyk (@MelnykAndrij) May 10, 2023
Amorim chegou na Ucrânia na manhã desta 4ª feira, para, segundo o governo federal, ouvir de Zelensky quais são as principais exigências da Ucrânia para iniciar as negociações de paz com a Rússia.
No início de abril, Amorim esteve em Moscou, na Rússia, para uma conversa com o presidente Vladimir Putin.
"O Celso Amorim foi conversar com Putin, como meu emissário especial, e vai agora conversar com a Ucrânia. Aí a gente vai juntando essas conversa, é que nem palavra cruzada, vai juntando essas conversas e vamos ver quais são as palavras que permitem que as pessoas se sentem em torno de uma mesa. E para isso, tem que parar de atirar. Esse é o meu dilema", disse o presidente Lula no último final de semana, em coletiva realizada em Londres.