Publicidade

Rei Charles III é coroado e jura defender a lei e a Igreja da Inglaterra

Rei e rainha consorte Camilla deixam Abadia de Westminster e chegam ao Palácio de Buckingham

Rei Charles III é coroado e jura defender a lei e a Igreja da Inglaterra
Com 74 anos, Charles III é o monarca mais velho a ascender ao trono | Royal Family
Publicidade

Na manhã deste sábado (06.mai), na Abadia de Westminster, em Londres, o rei Charles II e a rainha consorte Camilla foram coroados, e o monarca assume o trono do Reino Unido. Oficialmente o rei já estava no trono desde a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, que reinou por quase 70 anos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ AO VIVO: Assista a transmissão especial da coroação, no SBT News

Quase 2.300 pessoas estavam no templo, incluindo a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como centenas de representantes da sociedade civil britânica.

O príncipe Harry, filho mais novo de Charles, que mantém uma relação tensa com a família real, sentou-se discretamente ao lado dos primos na terceira aguardada, sem a esposa Meghan Markle, que ficou na Califórnia com os dois filhos do casal. Sentados na primeira grávida da abadia, os herdeiros da coroa, William e Kate, de 40 e 41 anos, acompanharam a cerimônia religiosa, pontuada por cânticos de corais, sermões e leituras do Evangelho, feitos de acordo com um ritual de grande pompa que praticamente não mudamos nos últimos mil anos.

A cerimônia começou por volta das 7h, quando o novo monarca foi apresentado aos súditos. Depois, Charles III fez um juramento sobre o reinado com a mão sobre a bíblia, assinou e realizou uma prece.

Depois, o arcebispo Justin Welby realizou uma oração especial para a ocasião, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, fez uma leitura da Epístola aos Colossenses. 

O novo rei, sentado na cadeira do Rei Eduardo, usado para coroação real desde 1296, recebeu a unção do óleo sagrado, que foi consagrado em Israel.  O momento não pode ser registrado, pois, foi escondido por um biombo para garantir a privacidade da ocasião.

Com a mão na Bíblia, o rei prestou juramento. Em seguida, na parte que é considerada a mais sagrada da cerimônia, o arcebispo Welby ungiu as mãos, o peito e a cabeça do monarca, que estava escondido da vista do público por uma tela.

Em substituição à homenagem tradicional dos aristocratas, o religioso assistiu todas as pessoas, onde quer assistir assistindo ou ouvir a coroação, a lealdade jurar ao novo rei, uma novidade histórica que pretendia democratizar a cerimônia, mas que provocou fortes críticas do movimento contrário à monarquia.

Em seu juramento de coroação, Charles III se comprometeu em defender a Igreja e a lei da Inglaterra, além do juramento da Declaração de Adesão, se manifestando como um "fiel protestante".

"Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei", jurou o rei.

Joias e vestimentas com ouro

Embora o rei desejasse uma cerimônia mais moderna e simples que a de sua mãe, em um momento de grave crise pelo aumento do custo de vida, três coroas cravejadas de diamantes foram utilizadas no evento: uma para Camilla e duas para Charles III, porque a coroa de Santo Eduardo é usada apenas no momento preciso da coroação.

Também foram utilizados diversas vestimentas antigas bordadas a ouro: o rei apareceu com as peças de maneira progressiva durante a cerimônia, o que incluía três cetros, uma espada cravejada de pedras preciosas e um par de esporas de ouro.

Para seguir as convicções ecológicas do monarca, o óleo utilizado na unção era vegano, mas foi consagrado - como exige a tradição - na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, onde os cristãos acreditam que Jesus foi sepultado.

Após a cerimônia, os monarcas, acompanhados por milhares de militares e integrantes da realeza, retornaram em uma nova procissão ao Palácio de Buckingham, onde, ao lado da família, acenaram para a multidão.

O príncipe Harry não deve aparecer ao lado do pai, a menos que a família adote um gesto de reconciliação com o filho mais novo de Charles III, que fez duras críticas à monarquia, em particular contra a rainha Camilla e seu irmão William. 

Coroas da rainha Mary, de 1911, e do Rei Eduardo, do período de 1200 | Reprodução/SBT

Na coroação, Charles III recebeu os símbolos da monarquia, como espada, cetro real, anel, luva e braceletes. O seu filho, príncipe William, também entregou um dos adornos.

Ele foi abençoado, e na sequência, foi corado com a coroa de Santo Eduardo. O arcebispo anglicano, Justin Welby, clamou para o público presente.

"Rei dos reis e senhor dos senhores, abençoe. Nós te imploramos, esta coroa, e assim santifique teu servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocas como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com teu gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas, através daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um só Deus, mundo sem fim. Amém."

Depois, todos entoaram.

"Deus salve o rei"

O príncipe William homenageou o seu pai, que agora é o novo rei do Reino Unido.

"Eu William, príncipe de Gales, juro minha lealdade ao senhor e fé e verdade lhe trarei, como seu vassalo em vida e em braços, que Deus me ajude."

Em seguida, Camilla foi coroada. Ela também foi ungida com óleo sagrado pelo arcebispo, sem a etiqueta do uso do biombo. Depois, o guardião da Casa das Joias apresenta o anel do consorte, que é um símbolo de promessa e compromisso, oficializando o casamento com o rei, com Deus e com o povo. 

Rei Charles III e a rainha consorte Camilla | Família Real

A coroa que Camila recebeu é da rainha Mary, de 1911 e foi presenteada com o cetro real. Camilla tem o título de rainha consorte por ser esposa do rei vigente. Ela tem a mesma posição social e o status do seu parceiro, mas não tem os mesmos poderes políticos.

Depois da cerimônia, ambos saiam da Abadia de Westminster e seguiram em procissão entre o povo até chegar ao Palácio de Buckingham, residência oficial da Família Real. Onde logo mais tarde, farão uma saudação na sacada do prédio real.

*com informações da AFP

  • COBERTURA COMPLETA DA COROAÇÃO DE CHARLES III

+ ASSISTA a transmissão especial da coroação, no SBT News
+ Charles III visitou o Brasil por quatro vezes
+ Charles III, um rei pouco popular com o desafio de modernizar a monarquia
+ Sem Harry e Andrew, Charles III e família real acenam para o público
+ Lula defendeu articulação política, após coroação do rei Charles III
+ Coroação de Charles III: saiba mais sobre as joias usadas na cerimônia
+ Fortuna de Charles III supera a da mãe e chega a R$ 11 bilhões
+ Emblema da coroação celebra amor de Charles III pela natureza
+ Charles III: o rei de transição do Reino Unido
+ O desafio de Charles ao substituir a rainha mais popular da história
+ Coroação do Rei Charles III: veja horário e passo a passo da cerimônia
+ 'Rei ecologista', Charles III destacará amor pela natureza em sua coroação
+ Premiê do Reino Unido anuncia contribuição de R$ 500 mi ao Fundo Amazônia
+ Coroação de Charles III terá presença de chefes de Estado, civis e monarcas
+ Lula se reúne com primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak
+ Mapa Mundi: Lula na coroação de rei Charles III; e ataque à Rússia

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
mundo
rei
charles
camilla
rainha
coroação
reino
unido
reinado
elizabeth

Últimas notícias

Presidente do Irã morre em queda de helicóptero, diz TV estatal

Presidente do Irã morre em queda de helicóptero, diz TV estatal

Político viajava pela província do Azerbaijão Oriental; aeronave também transportada o chanceler Hossein Amirabdollahian
Caixa libera parcela do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Caixa libera parcela do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Valor pode ser sacado em agências bancárias ou movimentado virtualmente
SBT News na TV: presidente do Irã desaparece após queda de helicóptero; mortes no RS sobem para 157

SBT News na TV: presidente do Irã desaparece após queda de helicóptero; mortes no RS sobem para 157

Confira o que foi notícia ao longo do dia e os assuntos que serão destaque nesta segunda-feira (20); assista!
Buscas por presidente do Irã: drone localiza fonte de calor; vice diz que resgate fez contato com vítimas

Buscas por presidente do Irã: drone localiza fonte de calor; vice diz que resgate fez contato com vítimas

Líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, discursou e tentou tranquilizar população sobre ausência de informações concretas
Tony Ramos passa por mais uma cirurgia no cérebro

Tony Ramos passa por mais uma cirurgia no cérebro

Ator de 75 anos foi submetido ao segundo procedimento neste domingo (19)
Processo que pode cassar mandato de Chiquinho Brazão deve ser concluído na Câmara até julho

Processo que pode cassar mandato de Chiquinho Brazão deve ser concluído na Câmara até julho

Apontado como mandante do caso Marielle, deputado será notificado no presídio em Campo Grande e terá dez dias para se defender no Conselho de Ética
Rio Grande do Sul alcança a marca de 135 prisões em meio às enchentes

Rio Grande do Sul alcança a marca de 135 prisões em meio às enchentes

48 ocorrências foram de roubos e furtos de pessoas afetadas pelos temporais, afirma Secretaria de Segurança Pública do estado
Neblina e montanhas dificultam localização do helicóptero do presidente do Irã

Neblina e montanhas dificultam localização do helicóptero do presidente do Irã

Agência oficial do país chegou a afirmar que aeronave havia sido localizada, mas mudou versão
Sobe para 157 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 157 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

88 pessoas seguem desaparecidas e 806 foram resgatadas feridas; mais de 2,3 milhões foram afetadas em todo o estado
Propostas que colocam meio ambiente em risco avançam no Congresso, alerta Observatório

Propostas que colocam meio ambiente em risco avançam no Congresso, alerta Observatório

Coordenadora da ONG afirma que, se aprovados, projetos resultarão em “mais emissões de gases de efeito estufa”
Publicidade
Publicidade