Publicidade

Rei Charles III é coroado e jura defender a lei e a Igreja da Inglaterra

Rei e rainha consorte Camilla deixam Abadia de Westminster e chegam ao Palácio de Buckingham

Rei Charles III é coroado e jura defender a lei e a Igreja da Inglaterra
Publicidade

Na manhã deste sábado (06.mai), na Abadia de Westminster, em Londres, o rei Charles II e a rainha consorte Camilla foram coroados, e o monarca assume o trono do Reino Unido. Oficialmente o rei já estava no trono desde a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, que reinou por quase 70 anos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ AO VIVO: Assista a transmissão especial da coroação, no SBT News

Quase 2.300 pessoas estavam no templo, incluindo a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como centenas de representantes da sociedade civil britânica.

O príncipe Harry, filho mais novo de Charles, que mantém uma relação tensa com a família real, sentou-se discretamente ao lado dos primos na terceira aguardada, sem a esposa Meghan Markle, que ficou na Califórnia com os dois filhos do casal. Sentados na primeira grávida da abadia, os herdeiros da coroa, William e Kate, de 40 e 41 anos, acompanharam a cerimônia religiosa, pontuada por cânticos de corais, sermões e leituras do Evangelho, feitos de acordo com um ritual de grande pompa que praticamente não mudamos nos últimos mil anos.

A cerimônia começou por volta das 7h, quando o novo monarca foi apresentado aos súditos. Depois, Charles III fez um juramento sobre o reinado com a mão sobre a bíblia, assinou e realizou uma prece.

Depois, o arcebispo Justin Welby realizou uma oração especial para a ocasião, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, fez uma leitura da Epístola aos Colossenses. 

O novo rei, sentado na cadeira do Rei Eduardo, usado para coroação real desde 1296, recebeu a unção do óleo sagrado, que foi consagrado em Israel.  O momento não pode ser registrado, pois, foi escondido por um biombo para garantir a privacidade da ocasião.

Com a mão na Bíblia, o rei prestou juramento. Em seguida, na parte que é considerada a mais sagrada da cerimônia, o arcebispo Welby ungiu as mãos, o peito e a cabeça do monarca, que estava escondido da vista do público por uma tela.

Em substituição à homenagem tradicional dos aristocratas, o religioso assistiu todas as pessoas, onde quer assistir assistindo ou ouvir a coroação, a lealdade jurar ao novo rei, uma novidade histórica que pretendia democratizar a cerimônia, mas que provocou fortes críticas do movimento contrário à monarquia.

Em seu juramento de coroação, Charles III se comprometeu em defender a Igreja e a lei da Inglaterra, além do juramento da Declaração de Adesão, se manifestando como um "fiel protestante".

"Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei", jurou o rei.

Joias e vestimentas com ouro

Embora o rei desejasse uma cerimônia mais moderna e simples que a de sua mãe, em um momento de grave crise pelo aumento do custo de vida, três coroas cravejadas de diamantes foram utilizadas no evento: uma para Camilla e duas para Charles III, porque a coroa de Santo Eduardo é usada apenas no momento preciso da coroação.

Também foram utilizados diversas vestimentas antigas bordadas a ouro: o rei apareceu com as peças de maneira progressiva durante a cerimônia, o que incluía três cetros, uma espada cravejada de pedras preciosas e um par de esporas de ouro.

Para seguir as convicções ecológicas do monarca, o óleo utilizado na unção era vegano, mas foi consagrado - como exige a tradição - na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, onde os cristãos acreditam que Jesus foi sepultado.

Após a cerimônia, os monarcas, acompanhados por milhares de militares e integrantes da realeza, retornaram em uma nova procissão ao Palácio de Buckingham, onde, ao lado da família, acenaram para a multidão.

O príncipe Harry não deve aparecer ao lado do pai, a menos que a família adote um gesto de reconciliação com o filho mais novo de Charles III, que fez duras críticas à monarquia, em particular contra a rainha Camilla e seu irmão William. 

Coroas da rainha Mary, de 1911, e do Rei Eduardo, do período de 1200 | Reprodução/SBT

Na coroação, Charles III recebeu os símbolos da monarquia, como espada, cetro real, anel, luva e braceletes. O seu filho, príncipe William, também entregou um dos adornos.

Ele foi abençoado, e na sequência, foi corado com a coroa de Santo Eduardo. O arcebispo anglicano, Justin Welby, clamou para o público presente.

"Rei dos reis e senhor dos senhores, abençoe. Nós te imploramos, esta coroa, e assim santifique teu servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocas como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com teu gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas, através daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um só Deus, mundo sem fim. Amém."

Depois, todos entoaram.

"Deus salve o rei"

O príncipe William homenageou o seu pai, que agora é o novo rei do Reino Unido.

"Eu William, príncipe de Gales, juro minha lealdade ao senhor e fé e verdade lhe trarei, como seu vassalo em vida e em braços, que Deus me ajude."

Em seguida, Camilla foi coroada. Ela também foi ungida com óleo sagrado pelo arcebispo, sem a etiqueta do uso do biombo. Depois, o guardião da Casa das Joias apresenta o anel do consorte, que é um símbolo de promessa e compromisso, oficializando o casamento com o rei, com Deus e com o povo. 

Rei Charles III e a rainha consorte Camilla | Família Real

A coroa que Camila recebeu é da rainha Mary, de 1911 e foi presenteada com o cetro real. Camilla tem o título de rainha consorte por ser esposa do rei vigente. Ela tem a mesma posição social e o status do seu parceiro, mas não tem os mesmos poderes políticos.

Depois da cerimônia, ambos saiam da Abadia de Westminster e seguiram em procissão entre o povo até chegar ao Palácio de Buckingham, residência oficial da Família Real. Onde logo mais tarde, farão uma saudação na sacada do prédio real.

*com informações da AFP

  • COBERTURA COMPLETA DA COROAÇÃO DE CHARLES III

+ ASSISTA a transmissão especial da coroação, no SBT News
+ Charles III visitou o Brasil por quatro vezes
+ Charles III, um rei pouco popular com o desafio de modernizar a monarquia
+ Sem Harry e Andrew, Charles III e família real acenam para o público
+ Lula defendeu articulação política, após coroação do rei Charles III
+ Coroação de Charles III: saiba mais sobre as joias usadas na cerimônia
+ Fortuna de Charles III supera a da mãe e chega a R$ 11 bilhões
+ Emblema da coroação celebra amor de Charles III pela natureza
+ Charles III: o rei de transição do Reino Unido
+ O desafio de Charles ao substituir a rainha mais popular da história
+ Coroação do Rei Charles III: veja horário e passo a passo da cerimônia
+ 'Rei ecologista', Charles III destacará amor pela natureza em sua coroação
+ Premiê do Reino Unido anuncia contribuição de R$ 500 mi ao Fundo Amazônia
+ Coroação de Charles III terá presença de chefes de Estado, civis e monarcas
+ Lula se reúne com primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak
+ Mapa Mundi: Lula na coroação de rei Charles III; e ataque à Rússia

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
mundo
rei
charles
camilla
rainha
coroação
reino
unido
reinado
elizabeth

Últimas notícias

Ouvidoria da PM vai voltar à Baixada Santista para investigar série de mortes

Ouvidoria da PM vai voltar à Baixada Santista para investigar série de mortes

Pelo menos 39 pessoas morreram em operações realizadas após o assassinato de um agente da Rota
Lula propõe envio de moção à ONU pelo “fim do genocídio” na Faixa de Gaza

Lula propõe envio de moção à ONU pelo “fim do genocídio” na Faixa de Gaza

Presidente brasileiro fez sugestão em São Vicente e Granadinas, onde participa de reunião da cúpula de países latino-americanos e do Caribe
Elon Musk processa OpenAI e acusa Sam Altman de "traidor"

Elon Musk processa OpenAI e acusa Sam Altman de "traidor"

Dono da Tesla e SpaceX diz que empresa de IA não se preocupa com o bem da humanidade e companhia virou subsidiária da Microsoft
Nunes Marques suspende concurso para soldados da PM de MG que restringia participação de mulheres

Nunes Marques suspende concurso para soldados da PM de MG que restringia participação de mulheres

Decisão foi proferida no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR)
Rio: Vereadores derrubam projeto que prevê apoio a mulheres encaminhadas ao aborto legal

Rio: Vereadores derrubam projeto que prevê apoio a mulheres encaminhadas ao aborto legal

Projeto derrotado por 32 votos a 8 defendia o atendimento humanizado em casos já previsto na Legislação Federal
IA da Microsoft, Copilot, está agressivo com usuários

IA da Microsoft, Copilot, está agressivo com usuários

Chatbot chegou a chamar um usuário de mentiroso e disse para "não entrar em contato comigo novamente"
Homem é indiciado por estuprar sete vítimas; entre elas, quatro filhas

Homem é indiciado por estuprar sete vítimas; entre elas, quatro filhas

As investigações começaram depois que policiais receberam uma denúncia do Conselho Tutelar referente à filha mais nova do acusado
Saiba como baixar o aplicativo do Imposto de Renda, para ficar em dia com o "Leão"

Saiba como baixar o aplicativo do Imposto de Renda, para ficar em dia com o "Leão"

SBT News traz um passo-a-passo para obter o programa para começar a fazer a sua declaração do IRPF 2024
Só 32% do público-alvo tomaram a vacina contra a dengue no Distrito Federal

Só 32% do público-alvo tomaram a vacina contra a dengue no Distrito Federal

Governo do DF negocia uma possível ampliação do público-alvo da vacinação na rede pública
Travis Scott é anunciado como atração principal no Rock in Rio 2024

Travis Scott é anunciado como atração principal no Rock in Rio 2024

Evento, que ocorrerá em setembro, anuncia também performances de Matuê, OneRepublic e Zara Larsson
Publicidade
Publicidade