Publicidade
Mundo

Rei Charles III é coroado e jura defender a lei e a Igreja da Inglaterra

Rei e rainha consorte Camilla deixam Abadia de Westminster e chegam ao Palácio de Buckingham

Imagem da noticia Rei Charles III é coroado e jura defender a lei e a Igreja da Inglaterra
Com 74 anos, Charles III é o monarca mais velho a ascender ao trono | Royal Family
• Atualizado em
Publicidade

Na manhã deste sábado (06.mai), na Abadia de Westminster, em Londres, o rei Charles II e a rainha consorte Camilla foram coroados, e o monarca assume o trono do Reino Unido. Oficialmente o rei já estava no trono desde a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, que reinou por quase 70 anos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ AO VIVO: Assista a transmissão especial da coroação, no SBT News

Quase 2.300 pessoas estavam no templo, incluindo a primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como centenas de representantes da sociedade civil britânica.

O príncipe Harry, filho mais novo de Charles, que mantém uma relação tensa com a família real, sentou-se discretamente ao lado dos primos na terceira aguardada, sem a esposa Meghan Markle, que ficou na Califórnia com os dois filhos do casal. Sentados na primeira grávida da abadia, os herdeiros da coroa, William e Kate, de 40 e 41 anos, acompanharam a cerimônia religiosa, pontuada por cânticos de corais, sermões e leituras do Evangelho, feitos de acordo com um ritual de grande pompa que praticamente não mudamos nos últimos mil anos.

A cerimônia começou por volta das 7h, quando o novo monarca foi apresentado aos súditos. Depois, Charles III fez um juramento sobre o reinado com a mão sobre a bíblia, assinou e realizou uma prece.

Depois, o arcebispo Justin Welby realizou uma oração especial para a ocasião, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, fez uma leitura da Epístola aos Colossenses. 

O novo rei, sentado na cadeira do Rei Eduardo, usado para coroação real desde 1296, recebeu a unção do óleo sagrado, que foi consagrado em Israel.  O momento não pode ser registrado, pois, foi escondido por um biombo para garantir a privacidade da ocasião.

Com a mão na Bíblia, o rei prestou juramento. Em seguida, na parte que é considerada a mais sagrada da cerimônia, o arcebispo Welby ungiu as mãos, o peito e a cabeça do monarca, que estava escondido da vista do público por uma tela.

Em substituição à homenagem tradicional dos aristocratas, o religioso assistiu todas as pessoas, onde quer assistir assistindo ou ouvir a coroação, a lealdade jurar ao novo rei, uma novidade histórica que pretendia democratizar a cerimônia, mas que provocou fortes críticas do movimento contrário à monarquia.

Em seu juramento de coroação, Charles III se comprometeu em defender a Igreja e a lei da Inglaterra, além do juramento da Declaração de Adesão, se manifestando como um "fiel protestante".

"Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei", jurou o rei.

Joias e vestimentas com ouro

Embora o rei desejasse uma cerimônia mais moderna e simples que a de sua mãe, em um momento de grave crise pelo aumento do custo de vida, três coroas cravejadas de diamantes foram utilizadas no evento: uma para Camilla e duas para Charles III, porque a coroa de Santo Eduardo é usada apenas no momento preciso da coroação.

Também foram utilizados diversas vestimentas antigas bordadas a ouro: o rei apareceu com as peças de maneira progressiva durante a cerimônia, o que incluía três cetros, uma espada cravejada de pedras preciosas e um par de esporas de ouro.

Para seguir as convicções ecológicas do monarca, o óleo utilizado na unção era vegano, mas foi consagrado - como exige a tradição - na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, onde os cristãos acreditam que Jesus foi sepultado.

Após a cerimônia, os monarcas, acompanhados por milhares de militares e integrantes da realeza, retornaram em uma nova procissão ao Palácio de Buckingham, onde, ao lado da família, acenaram para a multidão.

O príncipe Harry não deve aparecer ao lado do pai, a menos que a família adote um gesto de reconciliação com o filho mais novo de Charles III, que fez duras críticas à monarquia, em particular contra a rainha Camilla e seu irmão William. 

Coroas da rainha Mary, de 1911, e do Rei Eduardo, do período de 1200 | Reprodução/SBT

Na coroação, Charles III recebeu os símbolos da monarquia, como espada, cetro real, anel, luva e braceletes. O seu filho, príncipe William, também entregou um dos adornos.

Ele foi abençoado, e na sequência, foi corado com a coroa de Santo Eduardo. O arcebispo anglicano, Justin Welby, clamou para o público presente.

"Rei dos reis e senhor dos senhores, abençoe. Nós te imploramos, esta coroa, e assim santifique teu servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a colocas como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com teu gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas, através daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um só Deus, mundo sem fim. Amém."

Depois, todos entoaram.

"Deus salve o rei"

O príncipe William homenageou o seu pai, que agora é o novo rei do Reino Unido.

"Eu William, príncipe de Gales, juro minha lealdade ao senhor e fé e verdade lhe trarei, como seu vassalo em vida e em braços, que Deus me ajude."

Em seguida, Camilla foi coroada. Ela também foi ungida com óleo sagrado pelo arcebispo, sem a etiqueta do uso do biombo. Depois, o guardião da Casa das Joias apresenta o anel do consorte, que é um símbolo de promessa e compromisso, oficializando o casamento com o rei, com Deus e com o povo. 

Rei Charles III e a rainha consorte Camilla | Família Real

A coroa que Camila recebeu é da rainha Mary, de 1911 e foi presenteada com o cetro real. Camilla tem o título de rainha consorte por ser esposa do rei vigente. Ela tem a mesma posição social e o status do seu parceiro, mas não tem os mesmos poderes políticos.

Depois da cerimônia, ambos saiam da Abadia de Westminster e seguiram em procissão entre o povo até chegar ao Palácio de Buckingham, residência oficial da Família Real. Onde logo mais tarde, farão uma saudação na sacada do prédio real.

*com informações da AFP

  • COBERTURA COMPLETA DA COROAÇÃO DE CHARLES III

+ ASSISTA a transmissão especial da coroação, no SBT News
+ Charles III visitou o Brasil por quatro vezes
+ Charles III, um rei pouco popular com o desafio de modernizar a monarquia
+ Sem Harry e Andrew, Charles III e família real acenam para o público
+ Lula defendeu articulação política, após coroação do rei Charles III
+ Coroação de Charles III: saiba mais sobre as joias usadas na cerimônia
+ Fortuna de Charles III supera a da mãe e chega a R$ 11 bilhões
+ Emblema da coroação celebra amor de Charles III pela natureza
+ Charles III: o rei de transição do Reino Unido
+ O desafio de Charles ao substituir a rainha mais popular da história
+ Coroação do Rei Charles III: veja horário e passo a passo da cerimônia
+ 'Rei ecologista', Charles III destacará amor pela natureza em sua coroação
+ Premiê do Reino Unido anuncia contribuição de R$ 500 mi ao Fundo Amazônia
+ Coroação de Charles III terá presença de chefes de Estado, civis e monarcas
+ Lula se reúne com primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak
+ Mapa Mundi: Lula na coroação de rei Charles III; e ataque à Rússia

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade