Lula se reúne com primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak
Presidente está no Reino Unido para coroação do rei Charles III, neste sábado (6.mai)
SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta 6ª feira (5.mai) com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, em Londres. O mandatário chegou à residência de Downing Street por volta de 16h (12h no horário de Brasília), acompanhado do assessor especial da Presidência Celso Amorim.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na reunião, o premiê anunciou a doação de 80 milhões de libras (cerca de R$ 500 milhões) ao Fundo Amazônia. Segundo Sunak, Lula exibiu uma "grande liderança em mudanças climáticas", o que motivou a doação.
"Tenho o prazer de informar que o Reino Unido vai contribuir para o Fundo Amazônia, para que possamos ajudar a parar a desmatamento e proteger a biodiversidade", escreveu o primeiro-ministro no Twitter.
Além disso, o Reino Unido é parceiro do país em diversas áreas estratégicas e também apoia o pleito do Brasil por uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU. Ainda este mês, está prevista a visita do secretário do Exterior britânico, James Cleverly, ao Brasil, para a realização do 6º Diálogo Estratégico entre chanceleres das duas nações.
Em Londres, me encontrei com o primeiro-ministro do Reino Unido @RishiSunak. Tivemos uma boa conversa sobre nossas relações comerciais, proteção do meio ambiente e a paz no mundo ????
? Lula (@LulaOficial) May 5, 2023
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/3jkFnQ0uCP
Lula está no país para a coroação do rei Charles III, na manhã de sábado (6.mai). Acompanhado de Janja, ele é um dos 2.200 convidados para a cerimônia que também terá a presença entre outros da primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, o rei e a rainha da Espanha, presidente da França e outros membros da Família Real.
LEIA TAMBÉM
+ Premiê do Reino Unido anuncia contribuição de R$ 500 mi ao Fundo Amazônia
+ Operação Orbe de Ouro: Londres se prepara para coroação de rei Charles III
+ Coroação de Charles III terá presença de chefes de Estados, civis e monarcas