"Tolerância será baixa", diz polícia britânica sobre protestos durante coroação
Corporação afirmou que qualquer ato criminoso terá resposta imediata
Camila Stucaluc
A Polícia de Londres informou que terá um "nível de tolerância baixo" com manifestantes que tentarem atrapalhar a coroação do Rei Charles III no sábado (6.mai). Segundo o vice-comissário adjunto da corporação, Ade Adelekan, todos têm direito à manifestação, mas, no caso de atos criminosos, a polícia irá responder rapidamente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao todo, foram mobilizados 29 mil agentes, além de cães farejadores, para a Operação Orbe de Ouro, responsável por garantir a segurança nos três dias de evento. Apenas no sábado, quando acontece a cerimônia oficial, 11,5 mil policiais estarão em serviço na capital britânica, incluindo atiradores de elite e agentes à paisana.
Adelekan informou que, agora, os policiais foram autorizados a prender manifestantes que tentem se prender à objetos ou colocar itens para obstruir a passagem da carruagem que levará Charles e Camilla para Abadia de Westminster e, posteriormente, para o Palácio de Buckingham. Para tentar conter os atos, os trechos foram bloqueados.
As medidas acontecem em meio a notícias de que alguns grupos anti-monarquia estão planejando realizar protestos ao longo do cortejo de Charles. Algumas manifestações contra o monarca já foram promovidas nas últimas semanas, incluindo durante uma corrida de cavalo no Grand National e durante o Campeonato Mundial de Snooker.
Not my King! Charles and Camilla to be met by protests at Royal Maundy Service
? THE BLACK SALTIRE#FBSI (@80_mcswan) April 6, 2023
Well done folks! pic.twitter.com/wpDwPzxbAD
+ Polícia prende suspeito do lado de fora do Palácio de Buckingham
A coroação de Charles e Camilla irá reunir 2 mil convidados, entre líderes mundiais e integrantes da família real, em Londres. Além da cerimônia oficial, o evento contará com outros dois dias, que terão o chamado "Grande Almoço da Coroação" e um evento para promoção de voluntariado no serviço público.