Papa Francisco desembarca na Hungria e é recebido por primeiro-ministro
Visita do pontífice acontece até 30 de abril e conta com encontros religiosos e diplomáticos
Camila Stucaluc
O papa Francisco desembarcou, nesta 6ª feira (28.abr), em Budapeste, na Hungria, onde foi foi saudado pelo núncio apostólico, dom Michael Banach, e pelo embaixador húngaro junto à Santa Sé, Eduard Habsburg-Lotharingiai. De bengala, o pontífice foi recebido pelo primeiro-ministro, Viktor Orbán, e conversou com fiéis que o esperavam.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A visita, que acontece até o domingo (30.abr), contará com encontros religiosos e diplomáticos. Francisco também tem visita marcada no instituto Beato László Batthyány-Strattmann, lar de crianças cegas, bem como com jovens da Companhia de Jesus. No domingo, o pontífice irá presidir uma missa na Praça Kossuth Lajos.
Entre os encontros diplomáticos, espera-se que o papa discuta a guerra na Ucrânia, uma vez que a Hungria compartilha a fronteira com o país. Apesar de ter fortes laços econômicos com a Rússia, Budapeste continua apoiando a soberania de Kiev e incentivando as negociações, além de receber milhares de refugiados ucranianos.
+ Primeiro-ministro da Ucrânia convida papa Francisco para visitar país
Esta é a segunda vez que Francisco visita a Hungria. Em 2021, o pontífice participou do Congresso Eucarístico Internacional e se reuniu com autoridades, católicos e representantes das comunidades judaicas. Francisco é o segundo papa a viajar para a Hungria, país também visitado duas vezes por São João Paulo II, em 1991 e 1996.