Xi Jinping e Zelensky falam pela primeira vez desde o início da guerra
Os líderes conversaram por telefone por uma hora. Xi prometeu enviar um representante à Ucrânia para negociar a paz
O presidente chinês, Xi Jinping, conversou por telefone com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta 4ª feira (26.abr). É a primeira ligação entre os dois líderes desde o início da invasão russa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A discussão de quase uma hora, que supostamente incluiu Xi defendendo negociações de paz e o restabelecimento das relações diplomáticas, foi recebida com acusações russas de que a Ucrânia está minando os esforços para um acordo de paz.
"Tive um telefonema longo e significativo com o presidente Xi Jinping", disse Zelensky no Twitter.
"Acredito que esta ligação, assim como a nomeação do embaixador da Ucrânia na China, dará um poderoso impulso ao desenvolvimento de nossas relações bilaterais", escreveu ele.
A emissora estatal chinesa CCTV informou que durante a ligação -- iniciada por Kiev -- Xi disse a Zelensky que "conversas e negociações" eram a "única saída" da guerra e que não "adicionará combustível ao fogo, muito menos aproveitará a crise para lucrar".
A China também prometeu enviar uma delegação e um "representante especial" de seu governo à Ucrânia para encontrar uma "solução política" para o conflito.
"Sobre a questão da crise na Ucrânia, a China sempre esteve do lado da paz e sua posição central é promover negociações de paz", disse Xi, segundo a CCTV.
* Com informações da AFP