Raro eclipse solar híbrido acontece nesta 4ª feira; saiba como assistir
Registrado pela última vez em 2013, o fenômeno ocorre quando há uma mudança de eclipse total para eclipse solar anular
Um raro eclipse solar híbrido acontece durante a noite de 4ª feira (19.abr) para 5ª feira (20.abr). Registrado pela última vez em 2013, o fenômeno, no entanto, só será visível para quem estiver na Austrália Ocidental, Timor Leste e ilhas indonésias orientais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Contudo, o Observatório Nacional fará a retransmissão do evento a partir das 22h no YouTube. Além de exibir o eclipse, os astrônomos amadores e profissionais que fazem parte do projeto 'Céu em Sua Casa: observação remota' vão conversar com o público sobre astronomia, astrofísica, telescópios e obtenção de imagens astronômicas, como é feito tradicionalmente nas observações públicas presenciais.
Com previsão para acontecer novamente somente em novembro de 2031, o eclipse solar híbrido ocorre quando há uma mudança de eclipse total para eclipse solar anular à medida que a sombra da lua corre sobre a Terra. Isso quer dizer que em alguns lugares os espectadores visualizarão um eclipse solar total e, em outros, um eclipse solar anular semelhante a um anel.
Quando será o eclipse?
O eclipse parcial terá início às 22h35 em 19 de abril e terminará às 3h59 em 20 de abril. Como o eclipse será visível primeiro no Oceano Índico e depois no Pacífico, já será 20 de abril, horário local, durante o evento.
Será visível?
O fenômeno será visível para quem estiver na Austrália Ocidental, Timor Leste e ilhas indonésias orientais. No sudeste da Ásia, Austrália e Antártica o eclipse será parcial.
Apenas dois locais na Terra poderão observar a transição do eclipse de anular para total antes de voltar para anular novamente. No entanto, esses locais estão no meio do oceano.
Onde assistir?
O Observatório Nacional fará a retransmissão do evento a partir das 22h desta 4ª feira (19.abr) no YouTube. Clique aqui para assistir