"Não temos a intenção de nos afastar de quem quer que seja", diz Haddad
Ministro da Fazenda, em visita à China, diz que Brasil quer proximidade com grandes blocos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 6ª feira (14.abr), que o Brasil não tem intenção de afastar-se dos Estados Unidos. A declaração foi feita a jornalistas que acompanham a visita da delegação brasileira à China. Para Haddad, o principal interesse do Brasil é, cada vez mais, fazer parcerias que favoreçam ao crescimento do país. "Não temos a intenção de nos afastar de quem quer que seja. Queremos investimentos dos Estados Unidos no Brasil. Desejamos a parceria com Estados Unidos, União Europeia e China", disse.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Lula está na China para estreitar os laços econômicos com o principal parceiro comercial do Brasil e afirma que o país "está de volta" ao cenário internacional, com a intenção de assumir um papel de mediador no conflito na Ucrânia.
O presidente foi recebido pelo presidente Xi em uma cerimônia com tapete vermelho diante do Grande Salão do Povo de Pequim, onde uma banda militar tocou os hinos nacionais do Brasil e da China.
Durante a primeira etapa da viagem, na 5ª feira (13.abr) em Xangai, Lula questionou o uso do dólar como moeda global, poucas semanas depois de seu governo estabelecer um acordo com Pequim para operações comerciais com o real e o yuan, sem a necessidade do câmbio na moeda americana.