Papa volta a participar dos ritos da Semana Santa com a Vigília de Páscoa
Líder da igreja católica se ausentou da Via Sacra por recomendação médica
Anna Ferreira
Depois de se ausentar da procissão da Via Sacra por recomendação médica, o Papa Francisco voltou a participar dos ritos da Semana Santa. Neste sábado (8.abr), ele abriu a principal e mais antiga celebração do catolicismo: a Vigília de Páscoa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A cerimônia, na Basílica de São Pedro, começou às escuras. Francisco abençoou o chamado "fogo novo" que, segundo a tradição cristã, representa Jesus ressuscitado.
Assim que o Círio Pascal foi preparado e aceso, a longa procissão formada por cardeais, bispos e sacerdotes seguiu até o altar. Os oito mil fiéis que acompanhavam a celebração também acenderam suas velas e, aos poucos, a basílica foi ficando iluminada para anunciar a ressurreição de Cristo.
O pontífice lembrou do "peso da vida cotidiana" e reconheceu que, às vezes, é fácil se deixar tomar pela tristeza, pelo cansaço e pensar que "não há mais nada a fazer", e que "as coisas nunca vão mudar".
"Nos sentimos impotentes e desanimados diante do poder do mal, dos conflitos, da indiferença que parece governar a sociedade, do câncer da corrupção, da injustiça e da guerra", lamentou o líder católico -- que, em seguida, encorajou as pessoas a não ficarem paralisadas diante dos problemas.
O Papa concluiu que, para ressuscitar, recomeçar e retomar o caminho, é preciso sempre voltar à memória viva e concreta do primeiro encontro com Jesus.
"É o convite: recorda e caminha! Se recuperares o primeiro amor, o deslumbramento e a alegria do encontro com Deus, seguirás para a frente", disse Francisco.
Durante a liturgia, oito adultos, de diferentes nacionalidades, foram batizados. As celebrações da Semana Santa no Vaticano continuam no domingo.
Como já é tradição, a Praça de São Pedro foi enfeitada com 20 mil flores e plantas doadas pela Holanda especialmente para a missa e a bênção de Páscoa do Papa. A Urbi et Orbi -- que em português significa "de Roma para o mundo" -- é concedida pelo líder da igreja católica aos fiéis de todo o planeta na Páscoa e no Natal.
Leia também: