Publicidade
Mundo

"Vamos lutar contra", diz Biden sobre suspensão de pílula abortiva no Texas

Presidente norte-americano afirmou que, se mantida, decisão pode prejudicar mulheres de todo o país

Imagem da noticia "Vamos lutar contra", diz Biden sobre suspensão de pílula abortiva no Texas
Na declaração, Biden ainda cobrou o Congresso para restaurar as proteções da jurisprudência Roe v. Wade | Reprodução/Twitter POTUS
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou a decisão do Texas de suspender a venda do medicamento mifepristona - uma pílula abortiva. Pelas redes sociais, o democrata defendeu que o medicamento, vendido há mais de 22 anos, é aprovado pela agência sanitária do país e usado com segurança por milhões de mulheres.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"[Essa decisão] não afeta apenas as mulheres no Texas. Se permanecer, impedirá que mulheres no país tenham acesso à medicação. Além disso, se a decisão for mantida, não haverá praticamente nenhuma receita aprovada pelo FDA [Food and Drug Administration] a salvo desse tipo de ataque. Vamos lutar contra isso", disse Biden.

O mesmo foi afirmado por parlamentares e defensores do abordo, que classificaram a medida como "perigosa" e pediram que Biden faça mais para proteger os direitos reprodutivos no país. Segundo o presidente, o assunto já foi debatido e o Departamento de Justiça irá entrar com recurso para pedir a suspensão imediata da decisão. 

Na declaração, Biden ainda cobrou o Congresso para restaurar as proteções da jurisprudência Roe v. Wade, que foi derrubada pela Suprema Corte em junho do ano passado, deixando cada estado responsável pela legalização do procedimento. Governos como o de Indiana e da Carolina do Norte, por exemplo, já restabeleceram a proibição.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade