Publicidade
Mundo

Juiz federal decide suspender pílula abortiva usada nos EUA

Medicação era vendida desde 2000, quando foi aprovada pela agência sanitária

Imagem da noticia Juiz federal decide suspender pílula abortiva usada nos EUA
caixa_mifepristona
• Atualizado em
Publicidade

Um juiz federal suspendeu, na 6ª feira (7.abr), a venda do medicamento mifepristona nos Estados Unidos. A pílula abortiva foi aprovada pela FDA -- Food and Drug Administration -- a agência de vigilância sanitária norte-americana em 2000.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A ação movida por grupos antiaborto argumentou que a segurança da droga nunca foi devidamente estudada. Para eles, a mifepristona traz riscos à saúde e disseram ainda que a FDA excedeu sua autoridade regulatória quando aprovou a pílula.

De acordo com a BBC, "em sua decisão, o juiz Kacsmaryk disse que a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) violou as regras federais que permitem a aprovação acelerada de certos medicamentos. A FDA passou quatro anos revisando a mifepristona antes de ser aprovada."

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos já recorreu da decisão. A mifepristona é usada associada a outras drogas para interromper a gravidez nas primeiras 10 semanas. Dados da FDA apontam que 5,6 milhões de mulheres tenham recorrido à pílula desde a sua aprovação.

+ Cerca de 75% dos municípios brasileiros já registram casos de dengue

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade