Publicidade
Mundo

Primeiro-ministro do Japão convida Lula para participar de Cúpula do G7

Fórum internacional ocorrerá de 19 a 21 de maio

Imagem da noticia Primeiro-ministro do Japão convida Lula para participar de Cúpula do G7
Lula à frente da bandeira do Brasil (Ricardo Stuckert/PR)
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta 5ª feira (6.abr), com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Na ocasião, Kishida convidou o líder brasileiro para participar da Cúpula do G7 que ocorrerá, na cidade japonesa de Hiroshima, de 19 a 21 de maio deste ano.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A informação foi confirmada inicialmente pelo embaixador do Japão no Brasil, HAYASHI Teiji, pelo Twitter. Segundo ele, ao fazer o convite, o premiê japonês expressou sua expectativa pelo papel ativo de Lula na reunião de maio.

"Os líderes também falaram sobre os temas bilaterais e internacionais e concordaram em fortalecer ainda mais a relação bilateral e promover a cooperação, incluindo no Conselho da Segurança das Nações Unidas. Acredito que a confiança e a amizade estabelecidas através da conversa telefônica entre os líderes servem como a base para o fortalecimento das relações bilaterais", complementou o embaixador.

A conversa por telefone durou cerca de 25 minutos. Logo no início, Kishida novamente parabenizou o presidente do Brasil pela posse. Depois, falou ainda esperar discutir diversos assuntos da comunidade internacional com Lula na Cúpula do G7 em Hiroshima. O chefe do Executivo brasileiro agradeceu o convite para participar do evento; disse ter grande respeito pelos japoneses e descendentes; e expressou desejo de aumentar mais as relações bilaterais nos campos econômico, político e cultura, incluindo comércio, no seu atual mandato, considerando que as relações econômicas entre Brasil e Japão tem grande potencial.

Lula e Kishida trocaram opiniões sobre a situação na Ucrânia e na Ásia Oriental, incluindo a China e a Coreia do Nortes. Eles confirmaram que fortalecerão sua cooperação na ONU em 2023 e trabalharão juntos na reforma do Conselho de Segurança.

Em março deste ano, HAYASHI Teiji já havia dito que Fumio Kishida convidaria Lula para participar da Cúpula do G7. Ela é um fórum internacional realizado anualmente para os líderes dos Estados integrantes do Grupo dos 7. Este é formado pelos sete países mais industrializados do mundo: França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Itália e Canadá.

**Reportagem atualizada às 14h25

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade