Donald Trump: quem é o polêmico ex-presidente dos Estados Unidos?
Conheça o histórico e as controvérsias, incluindo o julgamento mais recente
Donald Trump é tido como um dos políticos mais conhecidos e polêmicos do mundo. Foi presidente dos Estados Unidos de 2017 a 2021 e, antes de se dedicar à carreira política, ficou famoso como empresário do setor imobiliário e apresentador do reality show O Aprendiz.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
É também conhecido por suas declarações polêmicas. Durante sua carreira política e empresarial, foi acusado de racismo, machismo, assédio sexual e corrupção. Alguns de seus comentários mais controversos incluem a afirmação de que os mexicanos que entram nos Estados Unidos são estupradores e criminosos, além da sugestão de que a injeção de desinfetante poderia curar a covid-19. Mais recentemente, voltou ao noticiário do mundo ao ser formalmente acusado por 34 crimes, incluindo o pagamento de suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels, em 2016.
Donald Trump e o caso Capitólio
- Dia 6 de janeiro de 2021: uma multidão de apoiadores de Trump invadiu o Capitólio dos EUA.
- A acusação contra ele é de que suas declarações e ações antes e durante o ataque incitaram seus seguidores a agir de forma violenta e colocaram em risco a integridade dos membros do Congresso e da própria democracia americana.
- Trump foi alvo de dois processos de impeachment durante sua gestão. Todos barrados pelo Senado, de maioria republicana
Carreira empresarial e política
Ao longo dos anos, Trump construiu um império imobiliário que inclui hotéis, cassinos, campos de golfe e arranha-céus, muitos deles em Nova York. Alguns de seus empreendimentos foram bem-sucedidos, enquanto outros fracassaram, deixando Trump endividado. Ele também teve diversos escândalos financeiros, como o não pagamento de impostos e o uso de empréstimos governamentais para financiar seus negócios.
Apesar de nunca ter ocupado um cargo político antes de se candidatar à presidência, Trump sempre demonstrou interesse em assuntos públicos e fazia doações para campanhas políticas. Em 2015, anunciou sua candidatura pelo Partido Republicano, com uma plataforma populista e anti-imigração. Durante a campanha, Trump fez diversas declarações controversas, incluindo acusações de racismo e machismo.
Em 2016, Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, derrotando a candidata democrata Hillary Clinton. Durante seu mandato, Trump foi responsável por medidas polêmicas, como a construção do muro na fronteira com o México, a saída do país do acordo climático de Paris e a proibição de entrada de cidadãos de países muçulmanos nos Estados Unidos. Sua presidência também foi marcada por escândalos, como o suposto envolvimento da Rússia nas eleições de 2016 e a abertura de dois processos de impeachment contra ele.
A presidência de Trump: atuação entre apoiadores e críticos
O legado de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos é bastante controverso. Para seus apoiadores, ele foi um líder forte e decidido, que colocou os interesses dos americanos em primeiro lugar.
Eles elogiam suas políticas econômicas, que incluíram cortes de impostos para empresas e indivíduos, e a criação de empregos. Além disso, muitos concordam com sua posição firme em relação à imigração ilegal e ao comércio internacional.
Seus críticos argumentam que Trump foi um presidente divisivo, que promoveu o ódio e a intolerância. Eles apontam para sua retórica inflamada em relação a minorias étnicas e religiosas, seu negacionismo em relação às mudanças climáticas e sua abordagem agressiva em relação a aliados e inimigos internacionais.
O ex-presidente nasceu em 14 de junho de 1946, em Nova York. Filho de Mary Anne MacLeod e Fred Trump, cresceu em uma família rica e teve acesso às melhores escolas, inclusive se formou em Economia pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Seu pai era empresário do setor imobiliário e Trump seguiu seus passos, iniciando sua carreira no ramo em 1971.