Terremoto na Turquia completa um mês, com vários desabrigados
Tremor foi o mais mortal da história do país, com mais de 45 mil mortos
SBT News
Um mês depois que um forte terremoto devastou partes da Turquia e da Síria, as vítimas do abalo sísmico ainda seguem em busca de abrigos. Há, inclusive, um navio de luxo servido de abrigo para as pessoas que perderam suas casas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O terremoto, que começou em 6 de fevereiro, matou cerca de 47.000 pessoas na Turquia. Também destruiu mais de 210 mil edifícios e deixou centenas de milhares de pessoas desabrigadas. Este foi o desastre mais mortal da história moderna da Turquia. mais mortal da história da Turquia: mais de 46 mil mortes
Desabrigados
Cerca de 2 milhões de sobreviventes foram alojados em acomodações temporárias ou evacuados da região devastada pelo terremoto, segundo dados do governo turco. Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram acomodadas em tendas.
Relembre os principais pontos
- Em 11 de fevereiro: a Agência Espacial Italiana (ASI) divulgou a primeira imagem de satélite da Turquia após o forte terremoto que atingiu o país na 2ª feira (6.fev) e deixou até o momento mais de 24 mil mortes.
- Em 12 de fevereiro: o avião da FAB com repatriados afetados pelo terremoto na Turquia chega ao Brasil. A aeronave pousou na madrugada no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com os nove brasileiros, três sírios, dois turcos, dois colombianos, um egípcio e profissionais da imprensa.
- Em 13 de fevereiro: imagens feitas pela rede de televisão turca A Haber mostram as fendas formadas na província de Karamamaras, epicentro do terremoto na Turquia. No vídeo, estradas que conectam e rodeiam a região aparecem completamente destruídas e rachadas.