Papa sofre de forte resfriado, mas mantém compromissos, diz Vaticano
Aos 86 anos, Francisco foi a duas audiências e cancelou uma; especulações sobre a saúde dele aumentaram
Mesmo com um forte resfriado, o papa Francisco compareceu aos compromissos marcados para esta 5ª feira (23.fev). Em nota, o Vaticano disse que o pontífice recebeu a Sociedade Max Planck e uma delegação de jovens sacerdotes e monges das Igrejas ortodoxas, que visitam a Roma pela terceira vez.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas duas agendas, Francisco não discursou por causa do resfriado, mas entregou os textos aos presentes. Mais tarde, o papa cancelou uma audiência com membros do grupo italiano YMCA.
Nesta 4ª feira (22.fev), Francisco tossiu bastante durante a missa de Quarta-feira de Cinzas em uma igreja romana e não participou da tradicional procissão que inaugura o período de Quaresma na igreja, de acordo com a Associated Press.
Saúde do papa
Em entrevista no fim de janeiro, o pontífice de 86 anos disse que estava bem de saúde, apesar do diagnóstico de estenose diverticular em 2021 e dos problemas no joelho. "Posso morrer amanhã, mas está sob controle. Estou bem de saúde", disse ele à Associated Press.
Em 2021, o pontífice passou por uma cirurgia no intestino grosso. Após a morte do papa emérito Bento XVI, aumentaram as especulações sobre a saúde de Francisco e o seu futuro como chefe da igreja católica. Bento XVI foi o primeiro papa em seis séculos a se aposentar.