Publicidade
Mundo

Após sanções e guerra, Produto Interno Bruto da Rússia cai 2,1% em 2022

Retração ainda foi menor do que a esperada pelo governo russo

Imagem da noticia Após sanções e guerra, Produto Interno Bruto da Rússia cai 2,1% em 2022
moeda russa
• Atualizado em
Publicidade

O PIB (Produto Interno Bruto) da Rússia terminou o ano de 2022 com queda de 2,1% na comparação anual. Os dados foram divulgados nesta 2ª feira (20.fev) pelo serviço de estatísticas do país, o Rosstat. Os números são resultado dos efeitos da invasão contra a Ucrânia, que levou o Ocidente a impor uma série de sanções econômicas contra o regime de Vladimir Putin.

Em comunicado, o departamento de estatísticas do governo russo elencou os fatores que levaram a retração.

"A queda do PIB (-2,1%) foi afetada pela redução do índice de volume físico de valor adicionado nas seguintes indústrias: comércio no atacado e varejo; abastecimento de água, escoamento de água, organização da recolha e eliminação de resíduos, atividades de eliminação da poluição; indústrias manufatureiras; transporte e armazenamento", informou o Serviço Estatístico Federal do Estado (Rosstat).

Apesar dos números, a queda foi menor que o esperado. O Ministério do Desenvolvimento Econômico havia dito, em setembro do ano passado, que esperava uma contração do PIB de 2,9%, enquanto o Banco Central da Rússia previa uma contração de "cerca de -3%". Para 2023, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma alta de 0,3% no PIB da Rússia.

A inflação se estabilizou em janeiro na Rússia em quase 12% ano a ano, segundo Rosstat, depois de disparar em abril para seu nível mais alto em 20 anos (17,8% ano a ano) após as primeiras sanções ocidentais.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade