China confirma que segundo balão está sobrevoando América Latina
Item foi flagrado por moradores no céu da Colômbia
SBT News
Pequim confirmou que um segundo balão chinês está sobrevoando a América Latina. Nos Estados Unidos, militares estão empenhados em recuperar os destroços do balão abatido por um caça.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Após ser abatido, o objeto, que estava sobrevoando o território norte-americano há pelo menos uma semana, caiu no mar. Pelo celular, algumas pessoas gravaram a recuperação, por um barco da Marinha, das peças do objeto.
Na China, a porta-voz do Ministério de Relações Exterior, Mao Ning, disse que o caso foi acidental e isolado. Ela acusou os EUA de violarem práticas internacionais ao derrubar o balão, acrescentando que o país asiático respeita a soberania e integridade territorial de nações estrangeiras.
Segundo a China, o balão tinha a missão de fazer registros meteorológicos, mas acabou desviando da rota original por força do vento. Para o Pentágono, no entanto, o equipamento tinha a missão de espionagem.
Já na Colômbia, moradores registraram outro balão chinês sobrevoando o céu. De acordo com os asiáticos, o item é um dirigível não tripulado para fins de pesquisa. Eles também negaram espionagem e afirmaram, mais uma vez, que o equipamento foi desviado pelo vento.
A Casa Branca apontou que balões chineses, com o intuito de espionagem, foram identificados em três ocasiões durante a administração de Donald Trump. Na época, os casos não vieram a público. Ainda nesta semana, os senadores americanos vão discutir o tema China e espionagem no Congresso.
Leia também: