Biden diz que falha que interrompeu voos nos EUA ainda não está clara
Pane impediu a decolagem de voos no país
Marianne Paim
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, afirmou nesta 4ªfeira (11.jan) que uma investigação sobre a interrupção do sistema da agência federal de aviação (FAA) está em curso. A pane impediu a operação de milhares de voos em todo o país nesta manhã. O democrata afirmou ainda que a causa do problema é desconhecida.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em entrevista, Biden disse que conversou com Pete Buttingieg, secretário de Transportes, e que eles devem ter uma noção do que desencadeou a interrupção até o fim do dia. A Casa Blanca ainda não consegue afirmar se foi um ataque cibernético.
Falha na operação
Até as 08h da manhã no horário da costa leste (10h no Brasil), mais de 1.200 voos estavam atrasados, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware. Ao menos 100 foram cancelados. Segundo a FAA, a maioria dos atrasos ocorreu em cidades ao longo da costa leste, mas também afetou aeroportos na costa oeste do país.
O problema foi registrado no sistema conhecido como Notice to Air Mission (Sistema de Aviso para Missões Aéreas), que deve ser consultado por todos os pilotos antes de iniciar um voo. O sistema lista todos os possíveis eventos adversos que possam causar impactos, como o potencial de formação de gelo na pista, por exemplo.
Em nota, A FAA disse que está trabalhando para restaurar o sistema, mas que "as operações do Sistema Nacional de Espaço Aéreo permanecem limitadas".
Veja também: