EUA: Republicanos não conseguem eleger líder e impasse continua no Congresso
Indefinição já está no terceiro dia e não há previsão para escolha

SBT Brasil
Continua o impasse que está paralisando as atividades da Câmara dos Estados Unidos. O partido Republicano, que faz oposição a Joe Biden e que tem, agora, a maioria da Casa, ainda não conseguiu eleger um líder. Já foram nove rodadas de votação e ainda não houve consenso.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os democratas escolheram o representante por unanimidade em poucas horas e mantiveram os votos em todas as rodadas seguintes. Hakeem Jeffries é o primeiro homem negro a liderar o partido.
Já os Republicanos, que agora são maioria na casa, entraram no terceiro dia sem escolher um líder e, consequentemente, o novo presidente da Câmara.
Kevin Mccarthy, deputado eleito pela Califórnia, um grupo de 20 legisladores, que seguiu escolhendo outros nomes. Nenhum com condições reais de atingir os 218 votos necessários para a eleição de um líder. Um dos deputados Republicanos, Matt Gaetz, da Flórida, chegou a votar simbolicamente no ex-presidente americano Donald Trump.
O grupo é formado por congressistas de extrema-direita. Pelo menos 15 deles receberam o apoio de Trump durante a campanha. O republicano chegou a pedir a ajuda do partido para resolver o impasse e eleger Mccarthy.
Para tentar reverter os votos e garantir a vitória, Kevin se reuniu com alguns integrantes do grupo e prometeu fazer concessões. Entre elas, permitir que os deputados escolham um terço do comitê que define a ordem das pautas que vão à votação no plenário.
Entre as propostas defendidas pelos dissidentes ultraconservadores estão a suspensão do presidente da Câmara, caso o grupo não esteja contente com o mandato, reforço da segurança na fronteira com o México, eliminação de impostos e corte de gastos federais. Os parlamentares ainda exigem a instauração de um inquérito contra Joe Biden.Boa parte deles defende, sem provas, que a eleição presidencial de 2020 foi fraudada.