Publicidade
Mundo

Impasse impede início do ano legislativo na Câmara dos Estados Unidos

Parlamentares conservadores estão barrando o nome indicado para liderar o partido Republicano

Imagem da noticia Impasse impede início do ano legislativo na Câmara dos Estados Unidos
camara dos representantes dos estados unidos
• Atualizado em
Publicidade

Nos Estados Unidos, um impasse está impedindo o início do ano legislativo na Câmara dos Representantes, que equivale a Câmara dos Deputados, no Brasil. Parlamentares conservadores estão barrando o nome indicado para liderar o partido Republicano e, com isso, a casa entrou no segundo dia sem definir um presidente.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Era pra ser um ritual com começo, meio e fim no mesmo dia. Todos os 435 deputados eleitos se apresentaram no plenário, na 3ª feira (3.jan), só que por conta da falta de consenso, nenhum foi empossado oficialmente até agora, algo inédito em 100 anos.

O partido Republicano - que faz oposição ao presidente Joe Biden - tem agora maioria, mas na hora de votar não conseguiu a união esperada. Um grupo de 20 deputados de extrema-direita, que foram apoiados por Donald Trump durante a campanha, votou contra Kevin Mccarthy. Eles o consideram moderado demais e querem conquistar assentos nas principais comissões da casa. 

Pra ser eleito presidente da Câmara, o nome escolhido precisa ter pelo menos 218 votos. Mccarthy perdeu em seis votações até agora chegou a receber menos votos que o líder democrata, que foi escolhido por unanimidade pelo partido.

O ex-presidente americano Donald Trump se manifestou pedindo a união do partido para eleger Mccarthy.

O impasse fez com que o começo da nova turma no Congresso fosse tumultuado. A falta de consenso entre os integrantes do partido Republicano é um indício do que pode ser a rotina nas votações dos assuntos colocados em pauta, e isso pode, inclusive, favorecer o presidente Joe Biden.

Com uma maioria apertada, temas defendidos por republicanos, como a redução da ajuda à Ucrânia, ou a possível abertura de investigações contra o presidente americano, podem sofrer o mesmo impasse.

Da Casa Branca, Joe Biden fez críticas ao partido de oposição: "acho vergonhoso que se leve tanto tempo pra escolher um líder". Enquanto os deputados não chegam a um consenso, todas as atividades da Câmara ficam paradas. Até hoje, a votação mais longa da casa aconteceu em 1856 e durou dois meses.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade